Inácio lopes da silva, casado com, Maria Betânia lopes da silva, pai de dois lindos filhos, Keilla

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simplesmente um servo a serviço do Senhor na assembléia de Deus em Paulo Afonso-Ba, pregador do evangelho, ministrando em congressos, seminários.

SERVO!

EU quero ser um servo ,só para te o prazer de te servi com alegria,pode fica aos teus pés ouvindo sua maravilhosas palavras de vida,poder derramar o meu melhor sobre ti,divulgar para o meu próximo, como e maravilhoso te servir,poder te acompanhar pelo deserto, ver com os meus olhos os milagres que operas na vidas dos necessitados , ver os mortos espirituais reviver,poder ver a tua igreja a noiva do cordeiro,pronta para o arrebatamento,que eu na qualidade de servo, posar me juntar a tantos outros servos, para profetizamos a estar nação,que este desejo comece agora enquanto você ler esta mensagem.

sábado, 20 de agosto de 2011

HISTORIA DA ESCOLA DOMINICAL



ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL .
www.uniaonet.com/alexandregiovana.htm : Paz do Senhor, Estamos fazendo um levantamento no seminário sobre a Escola Dominical de inúmeras denominações e regiões do mundo, para verificar quais são os desafios da Escola Dominical. Poderia se possível responder as perguntas abaixo ou pelo menos algumas delas.
Que Deus abençoe e estou muito grata _ Giovana . Moro em São Paulo e estou no último ano de Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro (Irmã Durvalina).


1.Caso sua Igreja não tenha implantado Escola Dominical explique o motivo pelo qual não tem.
2.Nome da Igreja e Cidade da Igreja:
3.Nome da pessoa que está respondendo:
4.Diante da sociedade pós-moderna que vivemos hoje, como podemos seguir com a Escola Dominical em nossas Igrejas? 5.Quais são os desafios encontrados em sua Igreja para Escola Dominical?
6.Quais problemas mais tem afetado o andamento da Escola Dominical?
7.Como é a presença dos membros da Igreja na Escola Dominical?
8.Que benefício a Escola Dominical tem trazido para sua Igreja?
9.Que tipo de idéias poderiam revolucionar ou melhorar o desempenho dos professores de Escola Dominical?
10.Descreva o que significa (ou qual o sinônimo) de Escola Dominical em sua Igreja?
11. O que poderia melhorar na Escola Dominical?


I. INTRODUÇÃO


Quando me deparei com o tema: “Desafios da Escola Dominical no Século XXI”, fiquem preocupada por onde começar, devido a maneira como temos visto em nossas igrejas o andamento da Escola Dominical, seu declínio e até extinção em algumas igrejas (denominações).

Tento passar através desta pesquisa qual tem sido o pensamento de alguns líderes da Igreja Evangélica num breve posicionamento nacional e internacional quanto a Escola Dominical.

No Brasil hoje, não se tem mais aquela motivação de sair de casa no Domingo para ir a aula de Escola Dominical, pelo contrário é bem melhor ficar dormindo nos dias de frio e ir para praia ou passear nos dias de calor; isto acontece devido a falta de motivação que temos, que os alunos tem, as aulas são chatas, cansativas, e vazias. Não há nada que nos atraí. Muitas vezes vamos a Escola Dominical somente para agradar o pastor, ou fazer um social com os irmãos. É apenas um ponto de encontro para conversar e colocar os assuntos em dia. Onde estão os temas do nosso dia-a-dia, onde está aquela palavra que nos faz ficar sentados alegres, onde está aquele professor que ama dar aulas e que se prepara para isto? Ah não, definitivamente está em extinção, os professores de Escola Dominical, não são treinados, nem selecionados, não há reciclagem e estão na maioria das vezes lá somente para preencher lugar. As exceções são pouquíssimas. Por isto vemos um grande declínio na Escola Dominical do Brasil.

Fora do Brasil o grande problema é espaço, as igrejas são na verdade salões alugados em horário limitado, pois os templos antigos (históricos), hoje se tornaram academias, lanchonetes, cinema, barzinho e até mesmo Sex shop. As igrejas que estão aptas a ensinar tem um grande problema com a participação dos membros. Ou são igrejas muito pequenas ou igrejas gigantescas que foge das mãos da liderança isto. Igrejas brasileiras fora do país, sofrem com o problema de os membros estarem tão envolvidos com trabalho secular que não tem tempo, somente uma vez por semana no culto de Domingo a noite, quando há uma folga no trabalho da semana.

Enfim o problema é geral, terá a Escola Dominical falido?

I. DEFINIÇÕES E BREVE HISTÓRICO

I. O QUE É A ESCOLA DOMINICAL

O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.
A Escola Dominical deveria ser o departamento mais importante da igreja, porque evangeliza enquanto ensina, cumprindo assim, as duas principais demandas da Grande Comissão, que nos entregou o Senhor Jesus em Mateus 28.19-20. A Escola Dominical e também um ministério interpessoal, cujo objetivo básico e alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade. Por conseguinte, e a Escola Dominical a única agencia de educação popular de que dispõe a igreja, a fim de divulgar, de maneira devocional, sistemática e pedagógica, a Palavra de Deus.
"A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor" – Pr. Antônio Gilberto.

II. OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL

Quatro são os objetivos primaciais da Escola Dominical: ganhar almas, educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter cristão e treinar obreiros. Alcançados estes objetivos, teremos entre a Escola Dominical e a Igreja uma perfeita integração, que levara ao imediato e seguro crescimento bíblico desta.
1. Ganhar almas.
Ganhar almas significa convencer o pecador impenitente, através do Evangelho de Cristo, quanto a premente necessidade de arrepender-se de seus pecados, e aceitar o Filho de Deus como o seu Único e Suficiente Salvador. Evangelizar, ou ganhar almas, e o principal objetivo da Escola Dominical. Pois antes de ser a principal agencia educadora da Igreja, e a E.D. uma agencia evangelizadora e evangelística. Evangelizadora: proclama o Evangelho de Cristo enquanto ensina. Evangelística: prepara obreiros para a sublime missão de ganhar almas. Dessa forma, cumpre a Escola Dominical a principal reivindicação da Grande Comissão que nos deixou o Senhor Jesus (Mt 28.18-20). A E.D. que não evangeliza não é digna de ostentar tão significativo titulo.
2. Educar o ser humano na Palavra de Deus.
Em linhas gerais, educar significa desenvolver a capacidade física, intelectual, moral e espiritual do ser humano, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento. No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, consoante as demandas da Bíblia Sagrada, a fim de que ele (o ser humano) seja um perfeito reflexo dos atributos morais e comunicáveis do Criador. As Sagradas Escrituras tem como um de seus mais sublimados objetivos justamente a educação do homem. Prestemos atenção a estas palavras de Paulo: "Toda a Escritura e divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Tm 3.16, I 7). 0 Dr. Clay Risley achava-se bem ciente quanto a essa missão da Escola Dominical: "Um jovem educado na Escola Dominical raramente e levado as barras dos tribunais" .
3. Desenvolver o caráter cristão.
Também é missão da Escola Dominical a formação de homens, mulheres e crianças piedosos. Escrevendo a Timóteo, o apostolo Paulo e irreplicável: "Exercita-te a ti mesmo na piedade" (1 Tm 4.7). A piedade não se adquire de forma instantânea. Advém-nos ela de exercícios e praticas espirituais que nos levam a alcançar a estatura de perfeitos varões. lembro-me, aqui, das apropriadíssimas palavras de Alan Redpath: "A conversão de uma alma c o milagre de um momento; a formação de um santo e a tarefa de uma vida inteira" . Só nos resta afirmar ser a Escola Dominical uma oficina de santos. Ela ensina a estes como se adestrarem na piedade ate que venham a ficar, em todas as coisas, semelhantes ao Senhor Jesus. Assim era Sadu Sundar Singh – o homem que se parecia com o Salvador. 0 que dizer de Thomas à Kempis? Em sua Imitação de Cristo, exorta-nos a celebrar diariamente a piedade a fim de que alcancemos o ideal do Novo Testamento: a parecença do homem com o seu Criador. No cumprimento desse ideal tão sublime, como prescindir da Escola Dominical!
4. Treinar obreiros.
Embora não seja um seminário nem possua uma impressionante grade curricular, e a Escola Dominical uma eficientíssima oficina de obreiros. De suas classes e que saem os diáconos, as presbíteros, os evangelistas, os pastores, os missionários e teólogos. A pesquisa efetuada pelo Dr. C. H. Benson referenda o que esta sendo dito: "Um calculo muito modesto assinala que_ 75% dos membros de todas as denominações, 85% dos obreiros e 95% dos pastores e missionários foram, em qualquer tempo, alunos da Escola Bíblica Dominical" . Como discordar de Benson? Se hoje escrevo este livro e porque, quando ainda tenro, meus pais preocuparam-se em levar-me a este bendito educandário. Recordo-me das recomendações que o saudoso pastor José Gomes Moreno fazia aos nossos pais: "Não traga seus filhos a Escola Dominical. Venha com eles". Dos obreiros, professores e doutores na Palavra que hoje conheço, todos tiveram uma herança espiritual comum: a Escola Dominical, cuja historia, como veremos a seguir, remonta aos tempos bíblicos. E, desde o inicio, conforme iremos constatar, a Escola Dominical sempre esteve comprometida com o crescimento da igreja, pois a esta achava-se sempre integrada.

III. NO MINISTÉRIO DE JESUS E NA IGREJA PRIMITIVA

1. No período do ministério terreno do Senhor Jesus.
Foi o Senhor Jesus, durante o seu ministério terreno, o Mestre por excelência. Ele era a própria sabedoria; nEle, residem todos os tesouros do conhecimento, da sabedoria e da ciência (Cl 2.3). Era o Senhor admirado por todos; a todos ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas e fariseus (Mt 7.29). Em pelo menos 60 ocasiões, e o Senhor 3esus chamado de Mestre nos evangelhos. Pode haver maior distinção que essa. Isto, porem, era insuportável aos doutores da Lei, escribas e rabinos por não terem condição de competir com o Filho de Deus. Jesus não se limitava a ensinar nas sinagogas. Ei-lo nas casas, nas mais esquecidas aldeias, a beira mar, num monte e ate mesmo no Santo Templo. Ele não perdia tempo; sempre encontrava ocasião e oportunidade para espalhar as boas novas do Reino de Deus. Ele curava os enfermos e realizava sinais e maravilhas. Mas, por maiores que fossem suas obras, jamais comprometia o ministério de ensino. Antes de ascender aos céus, onde se acha a destra de Deus a interceder por todos nos, deixou com os ap6stolos estas instruções mais que explicitas: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, ate a consumação dos séculos" (Mt 28.19.20).
2. Na Igreja Primitiva.
Do que Lucas registrou em Atos dos Apóstolos, e fácil concluir: os discípulos seguiram rigorosamente as ordens do Senhor Jesus Cristo. Começaram a ensinar em Jerusalém, doutrinaram toda a Judéia, evangelizaram Samaria, percorreram as regiões vizinhas a Terra Santa. E, em menos de 30 anos, ei-los a falar do Senhor Jesus Cristo na capital do Império Romano "sem impedimento algum" (At 28.31). Se a Igreja cresceu, cresceu ensinando a Palavra de Deus a toda a criatura; se expandiu, expandiu-se evangelizando e discipulando. Sem o magistério do Evangelho, inexistiria a Igreja de Cristo.

IV. A FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL

A Escola Dominical nasceu da visão de um homem que, compadecido pelas crianças de sua cidade, quis dar um novo sentido a sua madrasta existência. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel. Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos. Foi nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entrou em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos delinqüentes a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes varias matérias seculares: matemática, historia e a língua materna – o inglês. Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Mas a oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusam de estar quebrantando o domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus? Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus e adorado através de nosso trabalho amoroso e incondicional De igual forma, sabia ele perfeitamente que a Escola Dominical podia integrar-se ao grande projeto da Igreja, levando esta a experimentar um crescimento ainda maior. Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira. No dia três de novembro de 1783, Raikes publicar, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical. Mui apropriadamente, escreve o pastor Antônio Gilberto: "Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando ate nos, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agencia de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe". Alem de Robert Raikes, muitos foram os evangelistas que se preocuparam com o ensino sistemático da Palavra de Deus as crianças. Eis o que declarou o príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon: "Uma criança de cinco anos, se ensinada adequadamente, pode crer para a salvação tanto quanto um adulto. Estou convencido de que os convertidos de nossa igreja que se decidiram quando crianças são os melhores crentes. 1ulgo que são mais numerosos e genuínos do que qualquer outro grupo, são mais constantes, e, ao longo da vida, os mais firmes" . Assim expressou-se Moody: "Há muita desconfiança na igreja de hoje quanto a conversão de crianças. Poucos crêem que elas podem ser salvas; mas, louvado seja o Senhor, esta mentalidade já esta modificando – uma luz começa a brilhar" .
Expressando o mesmo sentimento que levou Robert Raikes a fundar a Escola Dominical, pondera o pastor Artur A. M. Gonçalves, reitor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo: "As maiores vítimas dos males da nossa sociedade estão sendo as crianças. E é das crianças que vem os mais angustiantes apelos. Para construirmos um mundo melhor, concentremos nossos esforços nas crianças. Para expandirmos o Reino de Deus, demos prioridade a evangelização das crianças".

V. A FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL

A Escola Dominical no Brasil teve como nascedouro a cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A data jamais será esquecida: 19 de agosto de 1855. Nesse dia, os missionários escoceses Robert e Sara Kalley ministraram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; somente cinco crianças assistiram aquela aula. Mas foi suficiente para que o seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso pais. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Os diretores deste fazem questão de conservar o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855,no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

VI. CRONOLOGIA DA ESCOLA DOMINICAL


ANO
ACONTECIMENTO
1736
14/09 - Nasce Robert Raikes, na Inglaterra.
1780
Robert Rikes, jornalista evangélico (episcopal), com 44 anos, realiza em Gloucester, Inglaterra, as primeiras aulas aos domingos pela manhã para crianças sobre leitura, escrita, aritmética, instrução moral e cívica e conhecimentos religiosos, dando início à Escola Dominical, não exatamente no modelo que temos hoje, mas como escola de instrução popular gratuita, o que veio a ser a precursora do moderno sistema de ensino público. As primeiras professoras foram assalariadas por Raikes.
1783
03/11 - Dia Natalício da Escola Dominical, pois Raikes, após três anos de experiência com 7 Escolas Dominicais em casas particulares e com 30 alunos em cada uma delas, alcança êxito em seu trabalho com a transformação na vida de duas crianças.
A Escola Dominical passou das casas particulares para os templos, os quais passaram a encher-se de crianças.
1784
Quatro anos após a fundação, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos matriculados.
1785
Raikes Organiza a primeira União de Escolas Dominicais, em Gloucester, com ajuda de William Fox.
Surgem as primeiras Bíblias, Testamentos e Livros para serem usados especialmente nas Escolas Dominicais. Raikes publica o Sunday School Companion, que era um simples livro de leitura de versículos bíblicos.
É iniciado o movimento de Escolas Dominicais nos Estados Unidos da América, na Casa de William Elliott, inspirado nos exemplos britânicos.
1790
É fundada a primeira União de Escolas Dominicais dos EUA, em Philadelphia, para prover salas de aulas e professores para as escolas. Em Charleston, EUA, a Conferência Metodista reconhece oficialmente as suas Escolas Dominicais.
1797
Somente na Inglaterra chega a mil o número de Escolas Dominicais.
1800
Surgem fortes ataques contra a Escola Dominical. Raikes ‚ acusado de "profanador do Dia do Senhor", pelo fato de fazer funcionar a Escola aos domingos... Tal acusação partiu dos religiosos da época. No Parlamento chegou a ser apresentado um decreto para proibir Escolas Dominicais em toda a Inglaterra. Tal decreto jamais foi aprovado.
1810
O movimento já contava com mais de três mil Escolas Dominicais e com aproximadamente 275 mil alunos matriculados.
1811
Começa a separação de classes para que adultos analfabetos, assim como as crianças, também pudessem aprender a ler a Bíblia. O movimento chega a 400 mil alunos matriculados só na Inglaterra.
5/04 - Morre Robert Raikes, aos 76 anos de idade, tendo a Escola Dominical se espalhado por toda a Inglaterra e em outras partes do mundo.
1820
Começam os primeiros passos para congregar as Uniões locais de Escolas Dominicais numa central - União Americana de Escolas Dominicais.
1824
25/05 - A União Americana de Escolas Dominicais, em Filadelfia, EUA, torna-se a representante nacional de 723 Escolas afiliadas e 50 mil alunos.
1831
As Escolas Dominicais chegam a 1.250.000 alunos matriculados, cerca de 25% da população da Inglaterra na época.
1832
03/10 - Realizada a Primeira Convenção Nacional da União Americana de Escolas Dominicais, em New York.
1836
O Rev. Justin Spauding, da Igreja Metodista, organiza no Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com cerca de 40 pessoas e em junho abre uma Escola Dominical com 30 alunos, dos quais alguns eram brasileiros, ensinados na sua própria língua.
1855
19/08 - Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah Poulton, casal de missionários escoceses, realizam a primeira aula de Escola Dominical para cinco crianças, em sua residência na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o que resultaria na fundação da Igreja Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.
1920
Começa a circular como suplemento do Jornal Boa Somente em Belém, PA, os Estudos Dominicais, o embrião da atual revista Lições Bíblicas, para Jovens e Adultos.
1930
Lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente comentada pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils Kastberg.
1932
25 a 31/7 – Realizada a XI Convenção Mundial de Escolas Dominicais, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro
1943
Lançada a primeira revista para crianças na Escola Dominical das Assembléias de Deus, escrita pelas professoras Nair Soares e Cacilda de Brito.
1955
19/8 - Completados 100 anos de fundação das Escolas Dominicais no Brasil.

1980
Comemorados os 200 anos de fundação da Escola Dominical no mundo pela Associação lnternacional de Educação Cristã (ICEA).
O número de alunos em todo o mundo‚ é estimado em 120 milhões, com cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais (não nos moldes do modelo britânico de Raikes) e 8 milhões de professores.
1996
5 a 07/06 - Realizado o I Encontro Nacional de Superioridades de Escola Dominical, no Hotel Glória, Rio de Janeiro, RJ.
1999
12 a 15/11 - Realizada a Conferência Nacional de Escolas Dominicais, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
2000
24 a 27/05 - Realizado o segundo CAPED fora do Brasil: Nova Iorque, EUA.
Lançado o CEI em vídeo com 4 fitas.
Lançada a Cartilha Escola Dominical Revistas e Currículos, para pastores, superintendentes, coordenadores de departamentos e professores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

9 PASSOS PARA VC GRAVAR NA SUA MEMÓRIA!



"Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um dia se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar e principalmente viver"
Dalai Lama !"


Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" IS 55;6


Nunca se esqueça de Deus
1 -
'Deus não escolhe
pessoas capacitadas, Ele capacita os
escolhidos.'
2 -
'Um com Deus é
maioria.'
3 -
'Devemos orar
sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que
possamos ouvir a Deus.'
4-
'Nada está fora
do alcance da oração, exceto o que está fora
da vontade de Deus.'
5-
'O mais importante
não é encontrar a pessoa certa, e sim ser
a pessoa certa.'
6 -
'Moisés gastou:
40 anos pensando que era alguém; 40 anos
aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus
pode fazer com um NINGUÉM.'
7 -
'A fé ri das impossibilidades.'
8 -
'Não confunda
a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.
9 -
'Não diga a DEUS
que você tem um grande problema. Mas diga
ao problema que você tem um grande DEUS.'
Um Desafio Para Você:
Se você não sentir
vergonha de fazê-lo, passe esse e-mail
para frente....mas, somente se você realmente sentir que sim !
DECLARAÇÃO:
Sim, eu amo Deus. Ele
é a fonte de minha existência, é meu Salvador.
Ele me sustenta a cada dia.
Sem Ele eu não sou
nada, mas com Ele eu posso todas as
coisas através de
Jesus Cristo, que me fortalece.
(Filipenses 4:13)
Isto é apenas um simples
teste...
Se você ama a Deus
e não tem vergonha de todas as coisas
maravilhosas que Ele tem feito por você, mande este e-mail para
várias pessoas (cristãs ou não)

tenha uma ótima semana de muita paz e saúde !!

Deus te Abençoe!!!!