Inácio lopes da silva, casado com, Maria Betânia lopes da silva, pai de dois lindos filhos, Keilla

Minha foto
simplesmente um servo a serviço do Senhor na assembléia de Deus em Paulo Afonso-Ba, pregador do evangelho, ministrando em congressos, seminários.

SERVO!

EU quero ser um servo ,só para te o prazer de te servi com alegria,pode fica aos teus pés ouvindo sua maravilhosas palavras de vida,poder derramar o meu melhor sobre ti,divulgar para o meu próximo, como e maravilhoso te servir,poder te acompanhar pelo deserto, ver com os meus olhos os milagres que operas na vidas dos necessitados , ver os mortos espirituais reviver,poder ver a tua igreja a noiva do cordeiro,pronta para o arrebatamento,que eu na qualidade de servo, posar me juntar a tantos outros servos, para profetizamos a estar nação,que este desejo comece agora enquanto você ler esta mensagem.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

FACILITADORES PARA NOVOS CONVERTIDOS

ntrodução:A integração dos novos convertidos ao Corpo de Cristo acontece eficientemente por meio dos GF’s. Dentro do Grupo estaremos treinados, capacitados para  amadurecermos o Novo Convertido de forma  a glorificar a Deus. Aquele índice de pessoas que aceitam Jesus e não firmam,  passa a não existir, quando os Grupos Familiares estão funcionando.

Projeto para os Novos Convertidos
  • Não deixar falhas na estatística dos primeiros dias, contato nas primeiras 24 horas.
  • Celebração, Lc. 15: 9a “E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo”.
  • Café pastoral com os novos convertidos
  • Aplicar a apostila de Bem Vindos a Família de Deus, Estudos de Batismo, Maturidade Espiritual, Importancia do Servir, Mssão e Adoração Valorização a Intimidade com Deus (ciclo de compromisso).

“Meus filhinhos por quem de novo sinto as dores de parto até que Cristo seja formado em vós” Gl. 4: 19.

Em At. 15: 37-39,  diz: “Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos. Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho. E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre”.
            Barnabé foi usado pelo Espirito Santo (E.S) na função de Pai Espiritual de João Marcos. Aprendemos que a sua presença e proximidade, causou impacto de transformação na vida de João Marcos, após Barnabé desempenhar sua instrumentalidade de Pai Espiritual, as Escrituras nos mostra o resultado em  II Tm. 4: 11, Paulo diz que João Marcos era-lhe  muito útil para o seu ministério.
O Pai Espiritual supre as primeiras necessidades na jornada de fé de seu filho espiritual. Para que o filho pródigo não se sentisse constrangido, seu pai tomou algumas providências, demonstrando amor e honra, pois necessitava de ser integrado a família novamente. A principal característica do Pai Espiritual é o amor, em Fl. 2: 5  diz: “Haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus”, o sentimento de dar a nossa vida por outra pessoa. O Pai Espiritual procurará suprir todas as necessidades  necessárias à integração do novo convertido, acompanhando seus primeiros passos até seu amadurecimento. Será utilizado como suporte o seguinte material: Bem vindo à família de Deus e Maturidade Espiritual.     

1.1- Atitudes do Facilitador

Curar  as feridas.
Na parábola do Bom Samaritano, a primeira coisa que Ele fez foi identificar as feridas do viajante, também o facilitador e o Pai Espiritual, procurará com a ajuda do E.S. ajudar os Novos Covertidos a receberem uma restauração interior.
Entenda que você não vai  entrar na vida íntima, particular da pessoa, fazendo perguntas constrangedoras, mas você vai dar lugar ao E.S. para usá-lo  com palavras bíblicas, em momentos específicos, durante a reunião.
O Pai Celeste operará transformações nos corações através de você e de sua Palavra. A maioria das feridas tem haver com problemas ainda na infância, tais como: rejeição, baixa estima, revoltas, amarguras, vergonha(desviados) e outros mais.
Encontramos nas palavras de Jesus, ferramentas suficientes para o E.S.  curar tais feridas por meio de nós, Jesus disse: Mt. 15: 19 “Porque do coração procedemos maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”, coração refere-se a alma, se a alma estiver doente, todo o exterior sentirá o reflexo, por isto Jesus foi perfeito ao tratar com a alma, dizendo: Mt. 11: 28 “Vinde a mim e Eu os aliviarei” – Mt. 3:12 “Em sua mão tem a pá e limpará toda a eira” – Jo. 7: 38 “Rios de Água Viva fluirão do vosso interior” – Mc. 11:26 “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas”. O E.S. usa o perdão  como uma das maiores transformações para a alma, sarando as feridas,  quando liberamos perdão para nós mesmos e para os que nos prejudicaram.Quando o homem conhece as palavras de Jesus e o objetivo de sua vinda, ele é liberto, Jo. 8: 32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.


Aconselhamento
Nos casos em que necessitar de um aconselhamento para um componente do grupo, por exemplo: Que recebe uma oportunidade e passa do tempo previsto, que tenta dominar a reunião, que desanima o grupo com palavras de pessimismo, enfim, que são carnais em suas atitudes,  sempre instruir com amor e acompanhado de outro irmão, aconselhando com espírito de mansidão, Gl. 6: 1b “vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão”. Não ser passivo, omisso ou cúmplice (existem lideres que têm dificuldade para dizer “não”),  (quando for dizer “não”,  não utilizar esta palavra), lembre-se: I Co. 13: 8a “O amor nunca falha”. Não há intimidade sem conflito. Grupos e casamentos estão sempre temendo conflitos. Quando evitamos os conflitos agimos de forma errada. Se nada é resolvido, ninguém cresce, só mantemos as aparências.


Adoração
Planeje experiências de adoração significativas. Render-se para adorar em espírito, requer apoio continuo., crie situações de entrega. Aplique dinâmicas que incentive as pessoas, por exemplo, peça alguns integrantes do Grupo para descrever um momento de rendição em sua vida.            Cada irmão possui uma característica própria de chegar à comunhão com mais facilidade. Descubra qual a melhor maneira das pessoas do seu Grupo adorar a Deus em Espírito e em verdade.            O primeiro passo para a cura da alma é aprender a adorar a Deus nas dores, tentações, lutas, sofrimentos, ou sentimentos de distância de Deus. O momento que mais nos aproximamos de Deus é no momento da Adoração, busque com toda as suas forças conduzi-los para  diante do trono pelo Sangue de Jesus.Nunca vacile na área do louvor, ele quebranta, prepara para receber a palavra, liberta,  transforma, é o momento em que a comunhão com Jesus está mais elevada.

  MinistérioAquele que desenvolve, uma incumbência ou encontra-se desempenhando uma função na Obra de Deus, está exercendo um ministério. Nossa primeira incumbência  e  função:  É a de sermos servos, conforme ensino do Senhor Jesus: Mc. 10: 45a   “Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”.
            Conscientize as pessoas que todos possuem talentos para edificação do Corpo de Cristo: I Co. 12:7 “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando o bem comum”.
  • Um dos maiores presentes que você pode dar para as pessoas é ajudá-los na descoberta de seus dons.
  • Estabeleça a descoberta de dons em um dos passos do discipulado
  • Encontre uma incumbência para todas as pessoas no grupo.
  • Procure oportunidades para serviço em grupo, servir em equipe ajuda a construir laços de afinidade e aprofundar relacionamentos.
  • Promova um ensino sobre como os dons individuais podem tornar o Grupo mais forte.
O E.S. conta com esta conscientização facilitada por você, para colocar em prática, o que aprenderam, e cuidar das necessidades que surgirem dentro do Grupo.

1.2  - Orientações aos facilitadores

  • Aproveite os imprevistos, não se apavore com as surpresas desagradáveis, veja a oportunidade que Deus está providenciando com cada acontecimento.
  • Retire as características de culto que atrapalhe no compartilhamento, no culto não tem espaço para as pessoas fazer perguntas, expor seus problemas abertamente.
  • Eleve a estima das pessoas, Elogie, eleve de posição, dê liberdade demonstrando confiança, edifique  emprestando DVD’s, crie um momento especial juntos, dê presentes.
  • Não dizer o meu Grupo, mas nosso Grupo.
  • Entenda que ovelhas geram ovelhas  e Facilitadores geram facilitadores, lembre-se que segundo Maxwell, John C., todas as pessoas podem se tornar lideres, até mesmo os tímidos e introvertidos, a questão é sua paciência para treiná-los e  capacitá-los.
  • Criar situações para fortalecer vínculos, exemplo: Pedir alguém do grupo para convidar pessoalmente o visitante para estar na próxima reunião, convidar para alguma atividade de lazer.
  • Ter o foco equilibrado. tanto para conquistar almas, como para cuidar dos problemas das que já estão ganhas, como doenças e desempregos.
  • Precisamos sempre nos reunir, para que nosso amor uns pelos outros crie raízes profundas.
  • Crie a convicção de corpo de Cristo, de cuidado uns pelos outros,algumas Igrejas sofrem derrotas, porque não abrem seus corações uns para com os outros.
  • O melhor presente que você pode dar a uma pessoa é o seu tempo
  • Você pode impressionar a distância, mas impactar é próximo e pessoal, exemplo de Jesus com os apóstolos. 
  • Deus usa a pessoa que tem um sonho, nada acontece até que alguém comece a sonhar, uma igreja nunca cresce além de sua visão,  Alvos são: Declarações de fé.
  • Divulgue regularmente uma visão clara que leve a ação
  • Seja sensível a liderança do E. S.
  • Concentre-se em fazer as pessoas crescerem e não em cumprir todas as etapas do material
  • Ser honesto, e ser bem relacionado andam juntos. Relacionamentos saudáveis e grupos saudáveis são edificados na honestidade, não na bajulação.
  • Desenvolver pessoas é mais importante do que a euforia das reuniões
  • Não podemos pensar que  visitar é mais importante, Adão era visitado por Deus todos os dias, e veja o que deu.
  • Não possuir a crença de que as pessoas não estão dispostas a servir.
  • Viva o significado de persuasão: Viver com doçura, amor, para conseguir que as pessoas façam algo. Se formos, ásperos, agressivos não vamos prosperar.
  • Todo Grupo deve ter uma estrutura simples, em relação ao número de componentes, para não assustar quem está se integrando, para não fugir de seus objetivos, que é proporcionar um ambiente  onde  o membro possa desenvolver-se  com saúde.  Acima de quinze componentes, a saúde ficaria comprometida.
  • É preciso saber que uma mensagem participativa, compartilhada, é mais bem assimilada pedagogicamente.
  • Assim que os novos facilitadores (lideres),  adquirem mais autoridade eles geralmente são tentados a deixarem de serem humildes, desenvolvem uma falta de paciência para ouvir, pois cometem o erro de se acharem superiores.
  • Quando você demonstra interesse e preocupação pelas necessidades das pessoas, elas se sentem importantes perto de você.

1.3   - Como dirigir uma reunião de Grupo Familiar
  • Comece e termine no horário, a reunião 
  • O tempo máximo de uma reunião será de 45 (quarenta e cinco minutos).
  • Ter na reunião um momento para orar pelos enfermos e apresentar pedidos de oração.
  • Não dirigir a reunião ou ensinar em pé, enquanto os demais se encontrarem sentados, pois passamos uma mensagem de que somos maiores, superiores.
  • Nunca cantar hinos em desacordo com o objetivo da reunião.
  • Escolha textos bíblicos de fácil compreensão, e curtos.
  • As apresentações devem ser simples e descontraídas, sem constranger as pessoas.
  • Nunca diga a paz do Senhor para os irmãos e uma boa noite para os demais.
  • Leve cópia dos hinos para os visitantes.
  • Tudo deve ser planejado com antecedência, os hinos que serão cantados, quem irá testemunhar, ensinar.
  • Todos devem estar preparados para qualquer imprevisto, sabendo que o E.S. é o maior interessado em agir nas circunstancias imprevistas.
  • Orar com sabedoria, sem gritar, sem escandalizar.
  • Não ficar tempo demasiado no lar hospedeiro após a reunião.
  • As reuniões devem acontecer em ambientes informais, ou seja, em lugares que inspire descontração, onde todos possam compartilhar do que vai acontecer, por exemplo: Em uma mesa, com todos assentados,  com as cadeiras em forma de círculo, ou “u”, de forma que as pessoas se sintam à vontade para perguntar.
  • As reuniões não podem ser nos horários de culto da Igreja e cultos na Igreja Sede que devamos comparecer.
  • Sempre ter alguém responsável para contornar situações difíceis com as crianças. No caso de muitas crianças, programar uma separação adequada.
 Nunca desista, não desanime, lembre-se que sua posição de trabalhador da Seara de Jesus é infinitamente superior a posição do Presidente Lula.
Conclusão:
Providenciar certificados para aqueles que participaram deste treinamento, será símbolo no subconsciente  de cada aluno, dizendo-lhes que agora são capacitados, que agora possuem um material suficiente para orientá-los. Todos  se sentirão mais seguros  durante a caminhada de facilitadores.Não tenho dúvida que nesta última hora da igreja,  o Senhor Deus escolheu  GRUPOS FAMILIARES  para realizar uma grande  colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário