Inácio lopes da silva, casado com, Maria Betânia lopes da silva, pai de dois lindos filhos, Keilla

Minha foto
simplesmente um servo a serviço do Senhor na assembléia de Deus em Paulo Afonso-Ba, pregador do evangelho, ministrando em congressos, seminários.

SERVO!

EU quero ser um servo ,só para te o prazer de te servi com alegria,pode fica aos teus pés ouvindo sua maravilhosas palavras de vida,poder derramar o meu melhor sobre ti,divulgar para o meu próximo, como e maravilhoso te servir,poder te acompanhar pelo deserto, ver com os meus olhos os milagres que operas na vidas dos necessitados , ver os mortos espirituais reviver,poder ver a tua igreja a noiva do cordeiro,pronta para o arrebatamento,que eu na qualidade de servo, posar me juntar a tantos outros servos, para profetizamos a estar nação,que este desejo comece agora enquanto você ler esta mensagem.

terça-feira, 10 de abril de 2012

QUERRA ESPIRITUAL

Guerra Espiritual

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." Efésio 6.10-18

O texto de Paulo a Efésios tem sido a base mais usada pela maioria dos crentes quando o assunto é a guerra espiritual contra as hostes de Satanás. Eles são os nossos inimigos como demonstrado no verso 12, e não corpo ou alma de humanos. Ainda que estes possam ser instrumentos do inimigo, nossas armas devem ser direcionadas para o alto. Esse assunto é o ponto mais forte do texto e vem sendo exaustivamente pregado. Não vou tratar do mesmo ponto.

Chamam a atenção neste texto três coisas:
A procedência de nossa força;
A maior das armas do inimigo;
As nossas armas;

1- O SENHOR, A nossa força
Nossa força vem do Senhor. Isso é sabido da maioria dos cristãos. Aqueles que ainda buscam extrair de si mesmo as forças no combate espiritual, ou a sabedoria, ou o poder, ou a auto-determinação, ou a força de vontade para se superar no combate contra o inimigo devem urgentemente se converter, pois ainda não conheceram o que "arrepender e crer no evangelho" significa. O passo fundamental que precede a conversão é a DESILUSÃO com o ser humano. Isto significa PERDER AS ILUSÕES sobre nossas capacidades e poderes. Nossa auto-determinação ou capacidade de auto-ajuda são ABSOLUTAMENTE NADA.

"Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me" (Salmo 22:19)

Em termos muito práticos devemos confiar em duas coisas diante do inimigo: No poder e na palavra do nosso Deus. Não confiemos em nossos sentimentos, o que achamos ou pensamos. Lembre-se: em confronto espiritual, lembre-se de que você nada sabe, nada além de Cristo, e Cristo crucificado. (1 Cor 2:2). Você nada pode, pois é o Espírito quem opera em nós o querer e o fazer (Fp 2:13).

2- Ciladas: A maior das armas do Inimigo
Observem que normalmente a ênfase do texto de Efésios é dada às nossas armas e esquecemos de olhar as armas do inimigo. As "astutas ciladas do inimigo" são o motivo principal da existência de nossa armadura de crentes.
Ciladas significam armadilhas. Astutas ciladas significam armadilhas sabiamente montadas.
A maior das armadilhas do inimigo consiste em nos fazer pensar que podemos e sabemos algo. Foi esta a armadilha usada contra a Varoa, no Gênesis. "como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (Gn 3:5). O diabo quer nos convencer de que podemos ser como Deus e que portanto, temos tudo em nossas mãos.
Mas a sagacidade (astúcia) do nosso inimigo vai bem além. Ele é acusador. Sabe que não somos Deus. Mas depois de nos fazer confiar em nós, apressa-se em criar condições para que venhamos ser surpreendidos em transgressões causadas pela nossa auto-confiança. Essa transgreção lhe dará direito jurídico de nos acusar. Acusando-nos, ele nos desarma, pois nos atribui culpa. E o dardo inflamado do diabo atinge-nos, por que a culpa é a base para a destruição de nossa fé.
Não confunda arrependimento com culpa. Arrepender é a decisão do homem contrito em buscar a Deus por saber-se incapaz de alcançá-Lo. Culpa é o remorso daquele que se vê desamparado por que confiou em si mesmo e agora não tem a quem recorrer, a não ser arrependendo-se.

Exemplos práticos:
O crente que viola os limites de velocidade de uma estrada, ou dirige imprudentemente em alta velocidade pelo acostamento, está confiando em si, em carros ou cavalos (ver Salmo 20:7). Ao pisar fundo no acelerador o crente já caiu na cilada do diabo. A sua astúcia o convenceu de que ele é capaz de se livrar pelos reflexos, destreza ou juventude.
O crente que se acha bom e justo terá dificuldades de pedir perdão ou perdoar. Isso elimina a comunhão na igreja e impede o fluir da bênção pela liberação do AMEM que liga na Terra o que está ligado nos céus. A astúcia do inimigo está na cilada de nos convencer de que somos bons e justos, e portanto não precisamos receber perdão, ou pedir perdão.
O crente que por um momento desejou a mulher do próximo e confiou em si para debelar o desejo, caiu na cilada do diabo. Pois este o convenceu da sua capacidade de controlar a cupidez. No primeiro instante em que o crente der um sinal de falha, o inimigo o acusará em público e a situação poderá destruir a comunhão na igreja.
O relativismo moral é a maior armadilha do diabo. Tudo é normal. Os que se conformam (adotam a forma) do mundo e aceitam sem crítica, valores e práticas mundanas caíram na cilada. Achamos normal cantarmos músicas do "Tchan" por que todos cantam. Já caímos na cilada por que já nos tornamos juízes de nossos pensamentos. Nós julgamos se é bom ou mal. O juiz e Rei em minha vida não é mais Jesus, mas EU mesmo. Há um Senhor e Deus, e Rei. A Ele pertence a glória e o poder, principalmente sobre nossa vida e pensar.

3) Nossas armas
O cinturão da verdade
Com ele devemos cingir nossos lombos. A verdade é absoluta. Jesus é a verdade. Não há relativismo moral quando existe a verdade. Se a verdade existe e ela aponta o nosso erro, não interessará o que penso ou deixo de pensar a respeito. Se uma música do Tchan invoca nomes de outros deuses e o nosso Senhor detesta a idolatria, não deveremos invocar tais nomes. E ponto final. Sem "jeitinhos", sem concessões.
Não pretenda ser o dono da verdade. Deixe que Jesus o seja.

Couraça da Justiça
Fundamental entendermos que a justiça vem de Deus. Ele nos justifica e nos faz justos, mediante o sangue de Jesus derramado na cruz. Devemos sempre ter em mente de que estamos, por natureza, errados, sempre. Mas Jesus amorosamente nos permite comparecer diante do pai, nos justifica e nos aprova diante dEle. Acobertados pela justiça que Jesus nos derramou, não podemos ser acusados ou culpáveis. Não há culpa. Arrependa-te do teu erro, irmão. Mas rejeite o inútil sentimento de culpa, meu irmão. Tome a couraça da justiça.

Botas da preparação do evangelho da paz
O termo "preparação", comparado a traduções em outras línguas [Zèle (fr), apresto (esp.), readiness (ing-NIV), bereit (ale.)] pode ser melhor entendido como "prontidão". Ou seja, Paulo nos recomenda que estejamos com a prontidão do evangelho da paz. Portanto, o bom combatente do Senhor é aquele que não retarda ou adia o combate, usando o evangelho como recurso para caminhar. É o evangelho quem nos dá a prontidão e nos protege contra o pó da terra, que simbolicamente é a carne, do qual o homem foi feito.

Capacete da salvação
O diabo tem uma predileção em atingir sobretudo os novos na fé, colocando-lhes dúvidas quanto a certeza de sua salvação. Aquele que confiou na palavra de Jesus e nos seus ombros colocou o peso de sua vida está salvo. Por causa da fidelidade da palavra dEle. Não interessa o quão você está (in)seguro ou o que você sente a respeito desta realidade espiritual. Se a palavra dEle nos assevera a salvação, NADA A REVOGARÁ.

A espada do Espírito, a palavra
Esta é a nossa principal arma de ataque. Todas as demais armas são defensivas. A forma como você coloca o diabo para correr é invocando a palavra de Deus. Jesus venceu o diabo usando a palavra do Senhor. Ele era a própria palavra, o verbo, encarnado. Em uma situação de cilada do diabo, use a palavra do Senhor contra o teu inimigo. Distinga-o primeiramente (teu alvo não são as pessoas, nem sangue nem carne!). Repreenda-o usando a espada do espírito. Não preste a atenção no que ele vier a dizer. Não dialogue com ele. Faça como Ezequias diante de Senaqueribe. Coloque diante do pai o que ele disse e o Senhor lhe dará a palavra contra o inimigo, e o humilhará, e o fará voltar pelo caminho de onde veio (Is 37:29).

Sobretudo o escudo da fé
É o escudo da fé quem apaga os dardos inflamados do diabo. Ele é quem te dá a proteção contra o acusador de nossas almas. A fé não é o que você sente ou pensa. Mas a certeza na palavra do Pai. Por que Ele o disse. Mesmo que você tenha dúvidas no coração, sustenta-te na palavra dEle, pela simples razão de que Ele DISSE. É contra a fé que o diabo lança a maioria das ciladas. Muitas vezes, a astúcia do diabo não está em tirar a fé que você tem em Jesus, mas em colocar outra coisa (ou você mesmo) como centro e alvo de tua fé. ATENÇÃO PARA ISSO.
O exercício desta batalha espiritual passa pelo exercício da fé, da justiça procedente de Deus, da verdade, da prontidão do evangelho, da verdade, da palavra. Esses seis componentes da armadura (6 é o número do homem) feita para nós são complementados pela prontidão de um soldado (perseverança) e pelo sentido de corpo (intercessão pelos santos), sem os quais nenhum Exército subsiste.

DESPREDENDO DOS LAÇOS DO DIABO

Desprendendo-se dos Laços do Diabo
Postado por Pr. Aldenir Araújo , às Domingo, Outubro 31, 2010




Texto: II Timoteo 2:24-26
Introdução: Os laços do diabo são invisíveis mais são reais.
Eles não são físicos.
Eles são espirituais.
Acreditem, eles existem.
Jesus disse em Marcos 3:27 “Ninguém entra na casa do valente sem antes o amarrar primeiro. . .” Ora, como se amarra o valente (inimigo)? Com as cordas espirituais! Glória a Deus. Significa que nós não só podemos como devemos usar este recurso que são as cordas e laços espirituais em nosso favor, amarrando as forças dos inimigos.
As cordas espirituais com as quais se fazem os laços fazem parte dos acessórios de guerras ou batalhas espirituais. Muito embora a Igreja não esteja muito familiarizado, elas são uma realidade que precisamos aprender a manejar e fazer uso contra os nossos inimigos. Tanto o novo testamento como o velho, faz menção dos laços espirituais e do seu poder de imobilização. Amarrar as forças do inimigo não se trata de um chavão evangélico, mas de um principio do Reino de Deus.
O diabo tem e faz uso desta ferramenta desde milhares de anos atrás. Ele sabe muito bem como manejar esta arma.
Objetivo dos laços espirituais:
É prender, manietar, neutralizar, aprisionar, subjugar, imobilizar....
Desviar da verdade,
Impedir que a pessoa cresça na graça e no conhecimento de Cristo Jesus,
Amarrar as vidas,
Amarrar as emoções,Amarrar os Negócios,
Amarrar os relacionamentos,
Amarrar a Saúde e
Amarrar Ministérios... para que não venham cumprirem a vontade de Deus.
II Timóteo 2:25-26 “Corrigindo com mansidão os que resistem à verdade, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente à verdade e se desprendam dos laços do diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus”.
Exemplos de laços do diabo:
1) Laços de Idolatria - Êxodo 23:33
2) Laços de morte - Salmo 18:4-5
3) Laços como armadilhas - Jeremias 5:26, Jó 18:8 e Provérbios 12:13
4) Laços de Prostituição - Eclesiastes 7:26
5) Laços de iniqüidade - Atos 8:23
COMO DESPRENDER-SE DOS LAÇOS DO DIABO
Está ai uma coisa que Deus não irá fazer por nós. Somos nós que temos que nos desprender dos laços do diabo. Somos nós que temos que fazer alguma coisa em relação aos laços do diabo que porventura venham nos prender. Deus nos deu seu filho amado para morrer por nós, seu Espírito para nos conduzir a toda verdade e nos fortalecer, sua palavra que contém suas gloriosas promessas.
1) Em primeiro lugar é preciso correção.
É preciso uma mudança de atitude para com a verdade! Ao invés de Resistir é preciso amar de todo coração a verdade. Pare hoje mesmo de resistir ao Espírito Santo, a palavra, Deus.
Algumas pessoas simplesmente dizem “Eu não tenho vontade de ler, meditar, orar” por isso não faço! Amados, não se trata de uma questão de vontade e sim de uma necessidade. Trata-se de uma questão de sobrevivência. Deixar de ler, meditar, orar na verdade é pedir para definhar espiritualmente lentamente até a morte. Este é um grande exemplo de resistência à verdade. E, a correção ou solução é disciplinar a nossa vontade (mente e espírito) em obediência a palavra de Deus (II Corintios 10:5). Alguns querem pegar atalhos para obter vitória, mas neste caminho não existem atalhos, ou você ora, lê, medita... ou morre.
2) Em segundo lugar arrependimento.
Está é uma das condições para desprender-se dos laços do diabo.
Temos que reconhecer que temos resistido à palavra da verdade (inconscientemente ou conscientemente). Permitir que a consciência desta verdade venha romper com as barreira da hipocrisia que insiste em residir em nós; romper com a falsidade; enganos e todos os pecados ocultos sejam jogados por terra em nome de Jesus.
3) Em terceiro lugar é preciso conhecer plenamente a verdade.
Como conhecer plenamente a verdade?
Perdoem-me, mas vou usar um exemplo tão simples que chega a ser grosseiro. É o mesmo que me perguntassem, como se anda 10Km? A resposta é simples. Um passo da cada vez! Como conhecer plenamente a verdade? Não poderia ser outra resposta a não ser conhecendo um dia de cada vez. Deus tem um maná novo a cada dia para tua vida e ministério. Até que você chegue à terra prometida.
Será que tem algum crente enlaçado pelo diabo?
A resposta, mas honesta, sincera e justa só podem ser sim! Mas, não se desespere ainda não é o fim: Deus tem planos para você.
a) Provérbios 13:14 - O ensino do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte.
b) Provérbios 29:25 - O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro.
c) II Timóteo 2:25-26 - Deixar-se corrigir pela verdade, rogando a Deus porarrependimento.
Eclesiastes 7:26 - E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; quem agradar a Deus escapará dela; mas o pecador virá a ser preso por ela.
Conclusão: II Timóteo 2:25-26 - “Corrigindo com mansidão os que resistem à verdade, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente à verdade e se desprendam dos laços do diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus”.
A Palavra de Deus nos exorta a corrigir com mansidão os que resistem à verdade. Algumas pessoas querem resolver a coisa na base do grito ou ameaças. A bíblia diz que não é por força ou violência, mas pelo meu Espírito diz o Senhor dos exércitos. Devemos ensinar a palavra, amá-los, suportá-los, mas nunca imitá-los nas suas práticas. Não tenhas medo das cordas ou laços invisíveis do inimigo, o que Deus quer é que você reconheça-os quando se deparar com um e possa usar da autoridade que ele lhe deu para destruir todo mal em nome de Jesus. Conhecer e saber como fazer uso delas a seu favor contra as hostes infernais do diabo.
Oséias 11:4 - “Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para lhes dar de comer”.

AS SETE ARMADILHA DO DIABO

As sete armadilhas do diabo.

Por: Joaquim de Souza Guimas.

I Pe. 5.8-9.



“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre vossos irmãos no mundo.”

Introdução

Este texto fala que Satanás tem desígnios, planos, projetos, intenções, propósitos, maquinações, estratégias terríveis para nós. O apóstolo Pedro está falando por outro lado, que nós não podemos ignorar os seus desígnios e por estarmos ciente disso, temos condições de resistir e desfazer toda a artimanha maligna.

Sede sóbrios. Isso significa ter disciplina, pensar de maneira sensata, e não tola. Vigiai. Devemos estar atentos a toda cilada espiritual que a vida nos prepara e andar corretamente, para evitarmos tropeçar. Vosso adversário. O diabo é nosso inimigo declarado. Ele nunca deixa de ser hostil para conosco e está constantemente nos acusando diante de Deus (Jó 1.9 – 2.7).

Bramando como leão. O diabo é astuto e cruel. Ele nos ataca quando menos esperamos e sua intenção é destruir-nos completamente. Resisti firmes. O que este versículo está dizendo é que devemos resistir, e não fugir – lutar ao invés de sair correndo. A vitória vem quando permanecemos firmes com Deus, pois Ele é maior que nosso inimigo (I Jo. 4.40).

Irmãos e irmãs, diante do nosso texto gostaria de compartilhar essa mensagem falando das Sete Armadilhas que o diabo sempre estará usando contra o crente. São sete artimanhas, sete palavras, sete armas que embora sejam bastante conhecidas, é bom lembrarmos que ele nunca desistirá de lançar contra nós.

Essas Sete Armadilhas, seguem uma seqüência progressiva, porque a ação do inimigo contra nós não acontece de uma maneira abrupta, ou de uma maneira descarada. É como uma linha fina, que sutilmente vai sendo enrolada em nós até virar uma corda quase impossível de se arrebentar.

E satanás não tem pressa, ele sabe esperar.

Se tiver que dar uma volta por ano sem você perceber, ele fará, nem que tenha que demorar dez ou vinte anos. Vejamos então, como nosso adversário lança as Sete Armadilhas na nossa vida. Seu único objetivo: fazer nos sentirmos desamparados, abandonados, derrotados, e longe de Deus!.

PRIMEIRA ARMADILHA - A DECEPÇÃO

A primeira seta é um sentimento. Nosso adversário se aproveita nessa hora para nos deixar desapontados por tudo ou quase tudo que nos cerca. Nós as vezes ficamos decepcionados, porque Deus não nos responde da maneira que queremos. Ficamos decepcionados com os nossos irmãos, parentes, pastor, primos, chefes, esposa, tio, vizinho, enfim, ficamos decepcionados por pequenas coisas insignificantes.

Para piorar, vem o irmãos e nos diz: “Orei, jejuei, profetizei e até agora não houve resposta. Vejo irmãos aí que nem se esforçam como eu, e rapidamente vem a reposta, acho que os céus estão fechados para mim”.

Nossos desapontamentos são nossos apontamentos no céu.

Tudo isso faz parte de um propósito maior que nós não somos capazes de entender. Por isso muitos ficam decepcionados por causa de uma luta que parece não ter fim e que cada dia que passa, parece piorar ainda mais. Às vezes o nosso Deus se oculta nas sombras, ou se esconde – só para ver a nossa reação. Ele diz: “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei”.

SEGUNDA ARMADILHA - O DESGOSTO

O diabo passa a lançar mentiras em nossa mente. A mente desgostosa é carnal, o que significa falta de espiritualidade. A pessoa adoece com mais freqüência; fica sujeita a crises nervosas, demonstram pesar, mágoa, e tristeza. Esse tipo de sentimento altera e deturpa o caráter. Fica sensível, e aceita todo tipo de mentiras.

Mentiras do tipo: sua vida seria melhor se você tivesse outro marido ou esposa. Se você fosse para outra igreja. É melhor que você se mudasse para outra cidade. Se você mudasse de vida, você seria mais feliz. Acorda de manhã e começa a ver o mundo em preto e branco, e o céu cor de bronze.

Tudo parece sem valor. E num grau mais intenso e pernicioso (perigoso) sente até vontade de morrer!. Alguns sentem menos, e outros mais. É nesse estado de insegurança, frustração e sem reação que o diabo manifesta o seu segundo intento com certa voracidade (destruição).

Por certo que depois da decepção, chega o desgosto. E quando ele vem, a pessoa não percebe que está sendo dominada, e aí vai cedendo a todas as fantasias que o diabo lança na sua mente.

TERCEIRA ARMADILHA - O DESENCORAJAMENTO

Primeiro você começa a se decepcionar, então se você não resiste vira desgosto, daí vem o desencorajamento. A falta de coragem nos conduz ao desânimo (Dt 1:21). Para onde vou agora? Vou fazer o que?. O que faço da vida agora? São perguntas que uma pessoa vive fazendo quando está desanimada. Passa a ficar mais distante e não quer ninguém por perto.

Quando ouve palavras de estímulos, ao invés de ter um efeito positivo a pessoa fica irritada. Essa irritação é um sinal de que o veneno do maligno foi injetado em nossa alma. Por isso precisamos de uma comunhão plena com o Espírito Santo para poder discernir essas situações.

QUARTA ARMADILHA - A DESCONFIANÇA

Tem muito crente pensando assim: “Aquele pastor não trabalha, não tem sustento, tudo que faz, nada dá certo.” Então começam as dúvidas: Será que Deus tem um chamado para ele mesmo? Será que o seu chamado não foi invenção da sua cabeça? Não vejo unção no seu ministério! Será que a vida dele, é reta diante de Deus”?.

Começa a desconfiança. A serpente insiste tanto, até gerar um ponto de interrogação em seus argumentos. Tem pessoa que se tornam paranóica. Algumas se tornam até fiscal de pastor e de pastora, ao ponto de não conseguirem mais se relacionarem com ninguém da sua igreja.

Para ela, ninguém vale nada. A serpente gerou um ponto de interrogação. O diabo é astuto ele sabe como manipular a nossa mente e emoções. O crente a essa altura já se a pessoa mais desconfiada desse mundo.

QUINTA ARMADILHA - A INCREDULIDADE

É quase desistir de viver. A pessoa dominada pela incredulidade esquece as coisas boas com muita facilidade. Acha que nada termina certo, o pensamento negativo o domina, e ele não tem condições de crer nas possibilidades de Deus. O fico dessas pessoas é a impossibilidade. Para elas não adianta lutar e se esforçar, porque nada dará certo. São pessoas negativas e a palavra mais fácil é Não!.

A incredulidade é contagiante!.

É acreditar que ninguém pode ajudar, que a atual situação não tem solução, e que as coisas não vão mudar. Quando as pessoas falam de sua experiência, a incredulidade diz que é só emoção barata. O diabo quer que a sua vida vire uma contradição, pois ele sabe que a pessoa contagiada com esse mal tem a sua vida desnorteada. A incredulidade e a fé são os dois limites opostos, por isso o diabo vai trabalhar incansavelmente para que a pessoa continue vivendo na dependência desse sentimento de desatino.
O incrédulo deixa de conquistar vitórias, é murmurador, medroso e tímido. Não acredita mais nas promessas divinas, só acredita naquilo que o diabo põe na sua mente!!.

SEXTA ARMADILHA - A DESOBEDIÊNCIA

Tem pessoas que por causa da incredulidade, pediu algo para Deus e Deus ainda não deu, ela decide desobedecer a Deus, simplesmente!. É como uma criança mimada que não recebeu do pai a mesada, então por causa disso faz pirraça. Às vezes não somos capazes de entender o que Deus está fazendo, mas aí é que temos que ser mais obedientes.

Não escolha a desobediência, isso é morte, você vai se destruir!. Obediência é vida, é sinal de galardão. Obedecer é melhor do que louvar. Obedecer é melhor que jejuar. Obedecer é melhor do que fazer qualquer outra coisa.
Somente a obediência honra a Deus completamente. (I Sm 15:22-23)

SÉTIMA ARMADILHA - O DESESPERO

Não ande se descabelando por causa das aflições que estão acontecendo na sua vida. Desespero é quando perdemos totalmente a esperança. Três coisas que deve permanecer; o amor, a fé e a esperança. Esperança são sonhos que só dependem de você para acontecer. Por isso é que muitas pessoas ficam desesperadas por várias situações em seu dia a dia. Já não tem mais confiança de conseguir resolver os seus problemas.

O diabo tentará nos destruir espiritualmente através de suas astutas armadilhas. Aqueles que estão sem a proteção de Deus, se tornam presas fáceis para ele lançar os seus ardis com sucesso. Por isso temos que rever alguns pontos da nossa vida espiritual.

Por exemplo: Revermos se todo o sentimento de mentira, desapontamento e descontentamento tem invadido a nossa mente no dia a dia. Revermos se há dúvidas sobre o nosso chamado. Se verdadeiramente queremos um ministério com um propósito profético?!.

Será se não estamos desencoraja do em nosso chamado?. Ainda nos importamos em cumprir com os planos de Deus? Ainda acreditamos que Deus pode mudar situações difíceis em nossa vida? Que a obediência é uma virtude? Estamos levando os princípios de Deus à serio e em obediência? Ainda estamos perseverando no amor, na fé e na esperança?

Conclusão

Para encerrar, estava lembrando-me de um artigo que li sobre torturas praticadas na Segunda Guerra a mando do ditador alemão Hitler; uma delas consistia de por a vítima numa cadeira, deixando gotejar água gelada regularmente sobre sua cabeça, sempre no mesmo lugar.

Era algo que não parecia ameaçador, mas com o passar das horas, dias, semanas, levavam a vítima ao desespero e à loucura. Na nossa vida espiritual acontece da mesma maneira!. No início, algo pequeno, aparentemente inofensivo, começa bem modesto. Mas o gotejar de cada dia na cabeça, leva a obter resultados desastrosos.

Irmãos, irmãs - as pessoas estão deixando cair sobre suas cabeças (pensamentos), idéias mundanas, que aborrecem constantemente a Deus. São o gotejar da Decepção, do Desgosto, do Desencorajamento, da Desconfiança, da Incredulidade, da Desobediência, e do Desespero. São com essas atitudes corrosivas que o diabo quer nos aprisionar. Se isso acontecer, um dia lamentaremos o estrago que elas provocaram, e por certo sentiremos o peso da solidão, do vazio e da tristeza.

Se você está sentindo algumas dessas armadilhas querendo tomar conta da sua vida, recomece desde já, com humildade, perdão, obediência e fé no gotejar de Deus!. Para os que deixam gotejar a esperança, a doçura, a paciência, a responsabilidade, a sabedoria e fé em Deus, nunca se tornarão prisioneiros do diabo!.

O gotejar de Deus é que nos faz bem e nunca nos torturarão um dia!. Não menospreze o pequeno começo, o primeiro laço do diabo. Hoje parece não ter muita importância, mas amanhã pode ser tarde demais!.

Não deixe o diabo lhe algemar. Algemas representam uma vida de condenação eterna.

Somente Deus é o começo para os que querem terminar bem!.

Eu creio assim!. Em nome de Jesus.

terça-feira, 3 de abril de 2012

LEMBRE SE DE MIM

Dá este coração a todos que não queres perder em 2011




(incluindo a mim se não te importares.)



Tenta conseguir 12. Não é fácil.


Nunca desvalorizes ninguém...
Guarda cada pessoa perto do teu coração...
Porque um dia podes acordar...
E perceber que perdeste um diamante....
Enquanto estavas muito ocupado(a) coleccionando pedras.




Por falar em pedras...
...lembrei-me agora daquele poema lindíssimo de Fernando Pessoa que não resisto a enviar novamente (e devia ser lido todos os dias... e em voz alta, para o "ouvirmos" melhor!):





Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)

NÃO FOI ACIDENTE

INFELIZMENTE, ISSO É FATO

Nosso governo gasta R$ 8 bi/ano em uma guerra que enfrentamos diariamente no Brasil: as imprudências no trânsito. São cerca de 40 mil vítimas de acidentes de transporte por ano. Dessas, 40% são decorrentes do álcool na direção. É também a principal causa morte de crianças de 1 a 14 anos em nosso país.

Rafael Baltresca teve a mãe e a irmã mortas no dia 17/09/11, vítimas de um atropelamento por um carro em alta velocidade, em São Paulo. O atropelador, Marcos Alexandre Martins, se recusou a fazer o exame do bafômetro, mas fez exame de sangue. No B.O., testemunhas afirmam que Marcos estava completamente embriagado. Frente a esta situação e à realidade que o Brasil enfrenta, Rafael Baltresca criou o movimento Não Foi Acidente, com o objetivo de mudar as leis brasileiras que abrem tantas portas para a impunidade.

“O Homem é o único ser do planeta que mata sua própria espécie. Temos que dar um basta nisso. Tantas e tantas mortes acontecem por pessoas embriagadas que, na hora da alegria, da bebedeira, não entregam a chave do carro para um amigo, não voltam de taxi, não colocam a mão na consciência e pensam na consequência. Quando deixamos de lado a possibilidade do acidente, o acidente acabou de começar. Quando você bebe e dirige, o acidente já começou.” (Rafael Baltresca)






COMO FUNCIONA A LEI HOJE?

De acordo com os últimos casos, hoje, a pessoa que bebe, dirige e mata, é indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar). Neste caso, se o atropelador for réu primário, pode pegar de dois a quatro anos de prisão. A habilitação pode ser suspensa por um ano. Na prática, segundo a Constituição brasileira, até 4 anos de prisão a pena pode ser convertida em serviços para a comunidade. Em outras palavras, nada acontece para quem mata no trânsito brasileiro.

Vivemos uma farsa. A chamada Lei Seca de nada adianta, pois, não é possível provar se o motorista estava bêbado se não realizar o exame do bafômetro e/ou exame de sangue. E ele pode se negar a fazer estes exames.

O QUE QUEREMOS?

Mudar nossas leis de trânsito, as quais têm tantas brechas e são tão permissivas no Brasil.


O movimento Não Foi Acidente lutará sempre por mais educação de trânsito e campanhas de conscientização, porém, sabemos que se as leis continuarem tão fracas como estão, esta “guerra civil” em que vivemos não acabará tão cedo.

“São cerca de 40 mil vítimas de acidentes de transporte por ano. Dessas, 40% são decorrentes do álcool na direção.”

PONTOS IMPORTANTES EM NOSSO PROJETO DE LEI:
O exame de sangue (ou bafômetro) não seria mais necessário, pois, com a análise clínica de um médico legista ou de alguém que tenha fé pública já poderia ser aferido a embriaguez. Neste caso, o condutor poderia usar o bafômetro a seu favor, se interessado;
O crime de trânsito continuaria como homicídio culposo, porém, a pena seria aumentada caso fosse provada a embriaguez do motorista (de 5 a 9 anos de reclusão);
Mesmo que não houver homicídio a pena seria aumentada quando provado a embriaguez do condutor do veículo.

Veja o projeto de lei em detalhes aqui.

VOCÊ PODE FAZER PARTE!

1 - Comece agora mesmo assinando nossa petição.


2 - Avise amigos e parentes. Espalhe essa ideia!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

12 PASSOS PARA HARMONISAR SEU LAR

CASA E FAMÍLIA
12 PASSOS PARA HARMONIZAR SEU LAR
Dicas práticas de Feng Shui ajudam a circular a energia dos ambientes
por Vanessa Mazza

Orkut
Imprimir
AMPLIAR

Baguá ajuda a mapear a energia de sua casa
O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, popularizada nas últimas décadas, que pode nos ajudar a harmonizar diversas áreas da vida, como a financeira ou a de relacionamentos, por exemplo. Para que isso aconteça, é preciso aplicar nos ambientes a decoração certa para cada lugar. Isso pode ser feito por meio do uso de cores e tecidos; ou de elementos, como vidro, madeira e metal. Também é possível organizar a disposição dos móveis ou aproveitar os benefícios da presença do sol e da água nos ambientes.

É interessante pensar que o Feng Shui começou com simples observações sobre os ambientes e os efeitos que causavam na vida das pessoas, ao ponto de se reconhecerem padrões que se cristalizaram num conjunto de regras que hoje proporcionam o bem-estar e o sucesso para aqueles que o aplicam em seus lares.

Mas como descobrir qual é área da prosperidade, da saúde ou da criatividade em uma determinada área? Apesar de haver várias escolas no Feng Shui, uma das técnicas mais comuns e populares no Ocidente é a aplicação do baguá. Esta figura octogonal é dividida internamente em 9 partes, onde cada uma representa um elemento e uma energia específica. Para aplicar o baguá, basta colocá-lo sobre o mapa de determinado ambiente, que pode ser uma casa, um terreno ou mesmo um cômodo. A referência é a porta de entrada que, por sua vez, deverá coincidir com a área do trabalho. Assim, podemos descobrir que parte de nossa casa, por exemplo, é regida pela carreira, pelos relacionamentos ou ainda pela espiritualidade.

Por isso que, se há pessoas doentes em nosso lar, devemos prestar atenção à área da saúde. O intuito é perceber justamente se esse espaço anda atulhado, sujo ou mal-utilizado. Esses fatores costumam prejudicar a livre circulação do chi, a energia vital, segundo os chineses.

FENG SHUI NA PRÁTICA

Confira abaixo 12 dicas essenciais que podem ajudar você a deixar sua casa ainda mais harmonizada:

1Ambientes com muitas pontas, como arestas nas paredes e prateleiras pontiagudas, não costumam oferecer tranquilidade aos habitantes. Já cores fortes como preto, vermelho e roxo, podem incitar discussões e emoções acaloradas. O ideal para quem precisa de momentos de calmaria é o uso de tons calmantes de azul.
2O excesso de espelhos nos quartos - principalmente junto às camas - e de aparelhos eletrônicos, prejudica o sono e o descanso.
3Mantenha todos os ambientes limpos, pois se existe sujeira em uma determinada área, a energia vital não circula no ambiente, podendo atrair doenças.
4As portas e janelas devem abrir totalmente, sem nenhum impedimento, assim, as oportunidades podem de fato adentrar nos ambientes e também em nossas vidas.
5Deve haver amplo espaço para circulação entre móveis, para que a energia também possa circular livremente pela área, trazendo vitalidade e uma sensação de paz e harmonia.
6Uma casa iluminada e ventilada é fundamental para permitir a circulação da energia vital, além de não deixar nenhuma área estagnada. Para isso, é preciso que o ambiente receba uma boa dose de luz solar.
7Plantas e animais também ajudam a equilibrar as energias.
8Portas em corredores devem ficar fechadas para evitar disputas na casa, já que a energia se dispersa em muitos cômodos. Do mesmo modo, latas de lixo e tampas de vasos devem ficar tampadas para prevenir que a energia vital do ambiente seja drenada.
9Fogões bem limpos e o uso rotativo de todos os objetos da casa atraem prosperidade, pois nada fica esquecido ou sem utilidade.
10É fundamental evitar a presença de quartos bagunçados, assim como objetos embaixo de camas ou sobre armários para não atrapalhar nosso descanso, evitando igualmente sentimentos opressores e depressivos.
11Quadros nas paredes devem representar boas coisas. Quem quiser atrair um amor, por exemplo, deve evitar expor figuras que remetam à tristeza ou à solidão.
12Não conserve objetos que lhe tragam memórias ruins, mesmo que nem sempre você associe o objeto a uma determinada pessoa ou situação.

A FELICIDADE MORA EM SUA CASA

OCÊ HOJE
EQUILIBRANDO PRÓS E CONTRAS DA VIDA
Ferramenta ajuda a organizar o tempo e a curtir mais o dia-a-dia
por Juliana Garcia

Orkut
Imprimir
AMPLIAR

Para usar a ferramenta, divida uma folha de papel em quatro quadrantes, como mostra a imagem acima.
Apresento a vocês uma ferramenta de autoconhecimento: o Curtigrama. Ele consiste num diagrama relativo aos nossos gostos e ações, àquilo que "curtimos". Em geral, o Curtigrama é utilizado com a finalidade de entender aquilo que nos agrada ou não, sendo um dos recursos investigativos em processos de orientação profissional. Assim, ele apoia que o orientando compreenda melhor que tipo de ocupações mais se aproximam do seu jeito de ser.

No entanto, o Curtigrama pode ser também uma ferramenta interessante para avaliar como está o nosso aproveitamento do tempo: estou me dedicando mais ao que gosto ou estou mais preso a coisas que não me agradam? Por outro lado, estou conseguindo priorizar as ações que me levarão aonde quero chegar, ou estou me perdendo pelo caminho? Estou conseguindo equilibrar o relógio da vida?

A ferramenta é bem simples de fazer. Às vezes pensamos que para algo nos proporcionar reflexões profundas precisa ser complexo, mas isso não é verdade. Coisas simples podem nos oferecer ideias e inspirações muito interessantes, abrindo nossa mente para perceber mais além. Como mostra a tabela acima, divida uma folha de papel em quatro quadrantes.

GOSTO E FAÇO

No campo "Gosto e Faço", você escreverá todas as coisas que você gosta e faz no cotidiano. Inclua seus hobbies, as atividades de trabalho que lhe dão prazer, enfim, aquilo que você se sente bem fazendo e que costuma incluir no dia-a-dia. Espero que essa lista tenha um tamanho considerável e esteja recheada com coisas bem agradáveis para você.

NÃO GOSTO E FAÇO

Dentro deste campo podem estar alguns deveres que precisamos continuar cumprindo. Porém, podemos lançar um olhar de avaliação também. Você anda cercado pelo sentimento de sempre se sentir obrigado a algo? Avalie profundamente e entenda como isso ocorre, a que isso serve, vá se aproximando mais e mais da compreensão do "para quê" de suas tarefas cotidianas.

Para uma boa organização do seu tempo, classifique suas atuais atividades:

Atividades indelegáveis: são prioritárias, essenciais e importantes. E estão alinhadas com os seus valores, seus objetivos, suas metas. Ou seja, aquilo que não se pode e nem se deve delegar, porque são atividades que cabem a você e que fazem sentido para o seu caminho.
Atividades delegáveis: não, você não vai conseguir abraçar o mundo! Faça uma lista de atividades que você pode passar adiante, dividir, pedir apoio. Aí podem entrar até mecanismos como: será que você precisa perder horas no banco ou pode colocar algumas contas no débito automático?
Atividades de segundo plano: será que você precisa mesmo acessar seu Facebook agora? Pense naquelas atividades que não são essenciais, que podem ficar em standby para que você realize primeiro o que é realmente importante.
Atividades a serem descartadas: essas definitivamente só roubam seu precioso tempo, não servindo para muita coisa ou até sendo prejudiciais. O tempo que você perde pensando no passado ou com medo do futuro, aquelas conversas infrutíferas, os vícios secretos que só lhe fazem mal, enfim, ouça seu coração com sinceridade e você saberá quais itens entram nessa lista!
GOSTO E NÃO FAÇO

Sabe aquelas atividades que você adora, mas acaba deixando de lado pelas desculpas de sempre? Perceba quais são as famigeradas desculpas e trate de pensar em alternativas para desbancar o sabotador interno que vai deixando tudo para depois. Dê mais espaço para o sorriso, para a leveza, para o prazer, para o bem?estar e para a realização. Resgate o poder de escolha: vá ao cinema, reencontre os amigos, retome aquelas leituras, reveja os antigos planos de estudos, por exemplo.

NÃO GOSTO E NÃO FAÇO

Este campo pode dar uma boa ideia daquilo que não tem mesmo nada a ver com você. Ou até quem sabe, se você quiser ser um pouco mais ousado(a), encontrará uma dimensão de habilidades a desenvolver.

Então, que tal se conhecer melhor através do Curtigrama? Espero que faça bom proveito dessa ferramenta e curta mais a vida.

Equilibrando prós e contra da vida

OCÊ HOJE
EQUILIBRANDO PRÓS E CONTRAS DA VIDA
Ferramenta ajuda a organizar o tempo e a curtir mais o dia-a-dia
por Juliana Garcia

Orkut
Imprimir
AMPLIAR

Para usar a ferramenta, divida uma folha de papel em quatro quadrantes, como mostra a imagem acima.
Apresento a vocês uma ferramenta de autoconhecimento: o Curtigrama. Ele consiste num diagrama relativo aos nossos gostos e ações, àquilo que "curtimos". Em geral, o Curtigrama é utilizado com a finalidade de entender aquilo que nos agrada ou não, sendo um dos recursos investigativos em processos de orientação profissional. Assim, ele apoia que o orientando compreenda melhor que tipo de ocupações mais se aproximam do seu jeito de ser.

No entanto, o Curtigrama pode ser também uma ferramenta interessante para avaliar como está o nosso aproveitamento do tempo: estou me dedicando mais ao que gosto ou estou mais preso a coisas que não me agradam? Por outro lado, estou conseguindo priorizar as ações que me levarão aonde quero chegar, ou estou me perdendo pelo caminho? Estou conseguindo equilibrar o relógio da vida?

A ferramenta é bem simples de fazer. Às vezes pensamos que para algo nos proporcionar reflexões profundas precisa ser complexo, mas isso não é verdade. Coisas simples podem nos oferecer ideias e inspirações muito interessantes, abrindo nossa mente para perceber mais além. Como mostra a tabela acima, divida uma folha de papel em quatro quadrantes.

GOSTO E FAÇO

No campo "Gosto e Faço", você escreverá todas as coisas que você gosta e faz no cotidiano. Inclua seus hobbies, as atividades de trabalho que lhe dão prazer, enfim, aquilo que você se sente bem fazendo e que costuma incluir no dia-a-dia. Espero que essa lista tenha um tamanho considerável e esteja recheada com coisas bem agradáveis para você.

NÃO GOSTO E FAÇO

Dentro deste campo podem estar alguns deveres que precisamos continuar cumprindo. Porém, podemos lançar um olhar de avaliação também. Você anda cercado pelo sentimento de sempre se sentir obrigado a algo? Avalie profundamente e entenda como isso ocorre, a que isso serve, vá se aproximando mais e mais da compreensão do "para quê" de suas tarefas cotidianas.

Para uma boa organização do seu tempo, classifique suas atuais atividades:

Atividades indelegáveis: são prioritárias, essenciais e importantes. E estão alinhadas com os seus valores, seus objetivos, suas metas. Ou seja, aquilo que não se pode e nem se deve delegar, porque são atividades que cabem a você e que fazem sentido para o seu caminho.
Atividades delegáveis: não, você não vai conseguir abraçar o mundo! Faça uma lista de atividades que você pode passar adiante, dividir, pedir apoio. Aí podem entrar até mecanismos como: será que você precisa perder horas no banco ou pode colocar algumas contas no débito automático?
Atividades de segundo plano: será que você precisa mesmo acessar seu Facebook agora? Pense naquelas atividades que não são essenciais, que podem ficar em standby para que você realize primeiro o que é realmente importante.
Atividades a serem descartadas: essas definitivamente só roubam seu precioso tempo, não servindo para muita coisa ou até sendo prejudiciais. O tempo que você perde pensando no passado ou com medo do futuro, aquelas conversas infrutíferas, os vícios secretos que só lhe fazem mal, enfim, ouça seu coração com sinceridade e você saberá quais itens entram nessa lista!
GOSTO E NÃO FAÇO

Sabe aquelas atividades que você adora, mas acaba deixando de lado pelas desculpas de sempre? Perceba quais são as famigeradas desculpas e trate de pensar em alternativas para desbancar o sabotador interno que vai deixando tudo para depois. Dê mais espaço para o sorriso, para a leveza, para o prazer, para o bem?estar e para a realização. Resgate o poder de escolha: vá ao cinema, reencontre os amigos, retome aquelas leituras, reveja os antigos planos de estudos, por exemplo.

NÃO GOSTO E NÃO FAÇO

Este campo pode dar uma boa ideia daquilo que não tem mesmo nada a ver com você. Ou até quem sabe, se você quiser ser um pouco mais ousado(a), encontrará uma dimensão de habilidades a desenvolver.

Então, que tal se conhecer melhor através do Curtigrama? Espero que faça bom proveito dessa ferramenta e curta mais a vida.

tome diariamente uma dose de vitamina f

VOCÊ HOJE
TOME SUA DOSE DIÁRIA DE VITAMINA F
Experimente e aproveite a felicidade que vem dos pequenos prazeres
por Carolina Arêas

Orkut
Imprimir

Fim-de-semana. O dia amanhece lindo, convidativo a uma caminhada, a uma praia, ao lazer ao lado de quem se ama e você só consegue pensar na lista do supermercado? Se o seu senso prático está abafando a oportunidade de aproveitar meia hora de uma manhã de sol em pleno sábado, é mais do que hora de você tomar uma dose de vitamina F. F de felicidade.

O estado de felicidade que construímos diariamente vem dos pequenos e simples prazeres que nos damos. Ou que ao menos deveríamos nos dar. Estes pequenos deleites fazem muito por nosso estado de espírito. Com eles, sorrimos mais. Encaramos dificuldades como desafios e não como problemas estagnados. Nosso senso de resiliência (a capacidade de superar obstáculos ou resistir à pressão de situações sem surtar) aumenta.

As vitaminas A, B e C (e todas as outras) são nutrientes importantes e essenciais para para o nosso organismo. A vitamina F, de felicidade, é importante para nos manter balanceados e em paz! "As vitaminas A, B e C (e todas as outras) são nutrientes importantes e essenciais para para o nosso organismo. A vitamina F, de felicidade, é importante para nos manter balanceados e em paz! "

Reservar um momento do dia para alimentar o coração reduz o estresse e beneficia mente, alma e corpo. A felicidade está na singeleza: uma pausa para observar a respiração e relaxar, gargalhar com seu filho, abraçar uma pessoa querida, preparar um bolo para os amigos, curtir o sol. Rir também é um santo remédio. Um estudo feito pela Loma Linda University School of Medicine, na Califórnia, Estados Unidos, descobriu que as pessoas que assistem a comédias experimentam uma diminuição de alguns hormônios relacionados aos stress. Portanto, permita-se mais situações que despertem o riso em você.

Coloque amor, alegria, amizade em primeiro plano. A conexão amorosa com os outros faz bem ao coração. Abra sempre espaço para a felicidade.

Sei que deve ter gente se perguntando: o que fazer, então, com as obrigações?

Primeiro: acabe com a mania de perfeição. Um dos sinais do nosso tempo _ ao menos do universo feminino _ é o excesso de tarefas a cumprir ao longo de um dia. Não deu tempo de passar no supermercado pra comprar carne?! Relaxa! A vida é mesmo muito corrida, uma noite de sanduíches não faz mal a ninguém (experimente, seu filho vai a-do-rar!) e você vai se sentir mais livre de tantas cobranças.
E, segundo, se antes de cumprir as tarefas que realmente precisam ser feitas você se der uma dose pequena de vitamina F, pode apostar, sua energia atingirá um nível bem melhor. Afinal, quem não trabalha melhor depois de um momento agradável que inspire o resto do dia?
CORAÇÃO LEVE

Quando você está em equilíbrio e, consequentemente, feliz, percebe que a vida passa a fluir melhor. Você se sente mais saudável, mais capaz, mais vibrante. A vida continuará trazendo os desafios, mas você se perceberá também capaz de desfrutá-la com o coração leve.

Bem-disposto e feliz, qualquer um é capaz de encarar os supermercados da vida! Já dizia a escritora Louise Hay: quando nos permitimos fazer coisas que nos deixam felizes, a vida nos oferece mais coisas boas ainda.

Então, a pergunta que não quer calar: o que te faz feliz e te traz prazer?

Antes que a lista de tarefas e obrigações seja muito pesada e te leve para longe de você mesmo, faça uma lista de dez coisas que deixem seu coração mais leve e crie o comprometimento de realizar um destes itens por dia.

Será sua dose de vitamina F diária que te fará mais forte vida afora!

domingo, 1 de abril de 2012

AUMENTE SEU BEM ESTAR EM SUA ROTINA DIARIA

ESPECIAL MULHER
AUMENTE O BEM-ESTAR EM SUA ROTINA DIÁRIA
Seis dicas para organizar a vida pessoal e ter mais tempo para você

por Carla Panisset

Orkut
Imprimir

Todas nós, mulheres, temos os nossos "ralos de tempo". São aquelas atividades ou hábitos por onde nosso tempo se esvai, sem que tenhamos muita ideia "de como". Quem não conhece pessoas que vivem reclamando que não fazem as coisas que deveriam fazer porque não encontram tempo? Algumas de nós vivem cansadas, correndo, ansiosas e insatisfeitas, como se o tempo escorresse entre nossos dedos. A consequência de não sabermos com o que estamos gastando grande parte do nosso tempo é viver com a sensação de total falta de controle sobre nós mesmas e sobre nossa vida.

Reflita sobre o que lhe dá prazer e comece a criar um espaço diário para aumentar o bem-estar na sua rotina. Para criarmos novos hábitos mais saudáveis, precisamos de um "empurrão" inicial, que esse planejamento irá proporcionar. Faça um compromisso com você mesma, para fazer aflorar sua feminilidade em cinco dimensões: instinto, intuição, criatividade, inquietude, sensibilidade.

Mulheres sensíveis e intuitivas escutam mais os seus instintos e podem usar a criatividade a seu favor na hora de montar esse planejamento. O primeiro passo é priorizar o que é realmente essencial. Seja inquieta e inove!

Se você não consegue se priorizar porque já tem atividades demais, aqui vão algumas decisões simples que podem ajudá-la a escapar dessa ciranda:

1Abra seus e-mails apenas duas vezes por dia, a salvo quando estiver aguardando algo urgente.
2Organize-se para chegar no mínimo quinze minutos antes de qualquer compromisso, assim você ganha tempo para contornar imprevistos de última hora e ainda chega tranquila, com sua roupa muito bem passada e seca.
3Estipule para você um horário durante o dia em que irá retornar todas as ligações; caso sejam demoradas, combine com a pessoa um horário conveniente para ambos.
4Defina quais sites ou jornais e revistas irá ler e quais programas de TV irá ver por semana, para não se perder com tantas informações.
5Peça ajuda para amigas e parentes e divida suas tarefas, propondo uma espécie de revezamento. Por exemplo, cada um pega as crianças na escola ou nas aulas de inglês duas vezes por semana.
6Se você possui uma assistente em casa, treine-a e dê autonomia para que ela faça pequenos serviços, inclusive de rua, ligue para pessoas para passar recados ou agende entregas/retiradas na sua casa. Faça compras pelos sites e agende a entrega para o dia em que ela está presente.
O coach americano Timothy Gallwey nos explica que substituir hábitos por outros melhores e mais saudáveis é mais fácil do que apenas tentar abandonar hábitos que não estão nos conduzindo aos nossos verdadeiros objetivos. As principais perguntas que você deveria se fazer agora são:

De 1 a 10, o quanto estou comprometida comigo mesma?
A partir de qual data terei mais tempo para o que é realmente essencial em minha vida?
Estipule um prazo para iniciar sua mudança e compartilhe seu planejamento com uma amiga ou familiar de confiança, que possa dar aquele apoio ou estímulo extra nos dias em que o velho padrão teimar em surgir novamente.

E aprenda a se desapegar da fantasia de que "se eu não fizer, não ficará bom". Apenas pessoas que não sabem ou não querem se dedicar a formar outras pessoas é que acabam sobrecarregadas por essa crença.

Mãos à obra, faça da sua vida sua "tela" pessoal e use suas cores, intuição e criatividade para pintá-la e ser feliz - do seu jeito.

15 MINUTOS SÓ PARA VOCÊ

SPECIAL MULHER
15 MINUTOS SÓ PARA VOCÊ, TODOS OS DIAS
Liste o que lhe faz bem e marque na agenda um tempo para tais prazeres

por Juliana Garcia

Orkut
Imprimir

Quantas horas de seu tempo são dedicadas ao trabalho, dentro e fora de casa? Quantas delas são dedicadas a cuidar do outro? Quantas são para cuidar das obrigações cotidianas? E para você, qual é a fração do tempo que resta? Se é que resta, depois de tanta correria, não é verdade?

Pois, então, aqui vai um convite para mudar essa situação: abra espaço para você em sua agenda! Se você não o fizer, esse espaço nunca estará disponível, acredite.

Chega da velha desculpa de que o dia é pequeno demais para tantas demandas, que você precisaria de um dia de 48 horas para dar conta de tudo... Se o dia fosse maior, provavelmente você iria enchê-lo de outras dezenas de compromissos e sempre faltaria tempo. Assim como quanto maior é sua bolsa, mais peso você vai colocando nela!

Então, vamos fazer umas continhas: o dia tem 24 horas, certo? Vamos pensar que idealmente você passe 8 horas dormindo, ou seja, repondo suas energias. Você terá ainda mais 16 horas de saldo positivo. Como você usa esses 2/3 do seu dia?

Realizar pequenas atividades prazerosas de maneira frequente é a melhor maneira de cultivar bem-estar e prazer em nossas vidas. Incluir várias doses de sorriso, leveza, harmonia, e manter o ritmo parece ser o simples e profundo segredo.

DECIDA SER FELIZ E TER PRAZER NO COTIDIANO

Em primeiro lugar, bom humor e bem-estar são estados que, ao brotarem em nós, precisam ser cultivados, ou seja, exigem cuidados para se manterem vivos e acesos. Esse cultivo se dá através de atitudes, de posturas na vida, de decisões que tomamos a todo instante:

Hoje decido ser feliz?
Hoje decido buscar o prazer nas pequenas coisas que se apresentam?
Eu me proponho também a buscar esse prazer na vida?
A riqueza do processo está em aproveitar o prazer na simplicidade e com frequência! A vida se alimenta no cotidiano.

COMECE HOJE MESMO

O desafio é: comece por dedicar, de maneira sagrada, constante e comprometida, pelo menos 15 minutos todos os dias para se dedicar a algo prazeroso e que lhe traga bem-estar. Pode ser algo assim:

Dedicar um momento para ficar tranquila cuidando das suas plantinhas.
No caminho para o trabalho, ouvir músicas que lhe elevam o ânimo e curtir, cantar, sentir o ritmo, enfim, de fato vivenciar a música.
Ler calmamente aquela revista que você assina - que costuma ficar só jogada num canto, esperando o próximo mês, até que a próxima chega e você não teve tempo de ler nenhuma das duas.
Fazer uma massagem nos seus pés ao final do dia, usando seu melhor creme hidratante ou o seu mais cheiroso óleo.
Preparar calmamente um lanche especial para você, cuidando de cada detalhe que lhe agrada, mesmo que seja um só um sanduíche com um suco.
Encontrar aquela amiga especial, mesmo no intervalo curtinho do café da tarde, para colocarem o papo em dia e darem umas boas risadas.
Faça a sua própria lista, acrescente a cada dia algo especial e que lhe faça se sentir bem. Comece reservando pelo menos 15 minutos na sua agenda, todos os dias, de maneira consciente e ativa, para cultivar o prazer e o bem-estar. Marque mesmo, defina a cada dia um horário, deixe visualmente escrito para que você se acostume com a ideia de que aquele momento é seu. Banque esse compromisso gostoso com você mesma. Aposto que em breve você já irá querer aumentar esse tempo! Experimente e aproveite: você merece!

CUID DOS OUTROS SEM ESQUECER VOCÊ

ESPECIAL MULHER
CUIDE DO OUTRO, SEM ESQUECER DE VOCÊ
Cinco atitudes que pode tomar hoje mesmo para cuidar melhor de você

por Juliana Garcia

Orkut
Imprimir

Em nossa sociedade, as mulheres são educadas para serem cuidadoras. Preste atenção e você verá todas as mensagens que nos são passadas nesse sentido, desde a infância e os seus brinquedos para meninas: bebezinhos para embalar, panelas para cozinhar para a família de bonecas e por aí vai. As mulheres são reconhecidas por sua sensibilidade e capacidade acolhedora, sendo sempre incentivadas a desenvolverem papeis dentro dessa perspectiva. Você já notou que o público feminino costuma representar a maioria nas profissões de cuidado e zelo? São inúmeras as enfermeiras, babás, psicólogas, professoras, empregadas domésticas, terapeutas ocupacionais, manicures, nutricionistas... Todas responsáveis de alguma maneira em zelar pelo bem-estar, em gerar circunstâncias em que o outro é o centro dos seus cuidados.

Se nos aproximarmos mais dessas mesmas mulheres, provavelmente em muitas delas notaremos outra particularidade: uma usual dificuldade em cuidar de si mesmas. São exímias mestras em dividir o tempo com todos os afazeres que envolvem o seu compromisso com o outro, mas também mestras em encontrar as mais variadas desculpas para deixar de lado um compromisso consigo mesmas.

Essas cenas lhe parecem familiares? A mulher que aguenta firme uma dor por semanas, mas ao menor sinal de indisposição do filho o leva rapidamente ao médico. Aquela que desmarca uma sessão de massagem, que levou meses para ter coragem de se dar de presente, por pura sensação de culpa. A outra que dá milhões de conselhos para todas as amigas, mas deixa o seu caos pessoal para resolver depois.

E aí, vai seguir nesse roteiro que limita todo o seu potencial?

HORA DE CUIDAR DE VOCÊ

É agora a hora de tomar sua vida nas mãos, assumir a responsabilidade de ser feliz e utilizar o talento do cuidado ao seu favor. Não se trata de egoísmo, mas de autoamor e autoestima. E não limite autoestima só a cuidar da aparência - ato que muitas vezes é mais uma faceta de querer agradar ao outro. Claro, cuidar da sua imagem faz parte do capacidade de autocuidado, mas não sempre vai mais além.

Aí vai uma breve lista de algumas maneiras para você começar se cuidar melhor:

Levar em consideração os seus sentimentos, seu mundo interno e investir em seu desenvolvimento pessoal, através de terapias, cursos, tratamentos, garantir espaços de expressão para você.
Ter mais momentos de lazer, com atividades que lhe façam realmente bem, que recarreguem as suas energias.
Investir em saúde: marcar consultas regularmente (o que inclui fazer os exames prescritos e retornar ao médico, combinado?), cuidar do cotidiano com uma boa alimentação e exercícios que deixem seu corpo em equilíbrio.
Cerque-se do positivo: tenha pensamentos positivos, busque a companhia de pessoas que se sintonizem nessa frequência, volte-se para o ângulo construtivo da vida e veja sua energia crescer!
Reservar momentos de silêncio: toda mulher que escuta o próprio corpo, sabe como são bem-vindos alguns de instantes de recolhimento e meditação!
Por qual item dessa lista você vai começar hoje mesmo? Cuide-se muito bem, mulher! Você merece!

OITO MANEIRAS DE DESMASCARAR UM MENTIROSO

Equipe Personare
8 maneiras de desmascarar uma mentira
Gostei100%Não gostei0%
Enviado 398 vezes


Uma pessoa conta, em geral, três mentiras a cada dez minutos. É o que afirma o estudo realizado por Robert Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e autor do livro "Quem é o mentiroso da sua vida?". A pesquisa indica que recorrer a inverdades é questão de hábito e uma forma de manter o bom convívio social.

No Dia da Mentira (01), o especialista em segurança eletrônica e autor do livro "Mentira - um rosto de muitas faces", Wanderson Castilho, reforça o coro. Segundo ele, é praticamente impossível um ser humano viver em sociedade sem usar a ferramenta da mentira em algum momento da vida.

"Quem diz que nunca mente está mentindo. Há muitos motivos para mentirmos, entre eles quando somos movidos pela vergonha ou pelo orgulho. Em outros casos, é provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria. Ou seja, mentimos para evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas", explica o profissional, que foi o primeiro brasileiro certificado pelo Instituto de Treinamento em Análise de Comportamento (Behaviour Analysis Training Institute - BATI), em San Diego, EUA.

Tipos de mentira

Em seu livro, Wanderson Castilho afirma que nos relacionamentos amorosos as pessoas mentem mais quando há preocupação e desconfiança em excesso por parte do outro. Para ele, a insegurança gera desconforto e dificuldade em revelar a verdade. A obra ainda aponta que flertes e atração por outras pessoas, contatos e amizades, nível de comprometimento, fantasias sexuais, traição, satisfação sexual e aparência também são assuntos que o casal costuma esconder do parceiro.

Já no ambiente de trabalho, o especialista aponta que as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas.

"Realizei cerca de duzentas entrevistas com diversos tipos de pessoas, e a partir daí estabeleci perfis e comportamentos típicos de mentirosos. A conclusão foi que homens e mulheres mentem na mesma proporção. Enquanto as mulheres tendem a mentir fazendo referência a acidentes ou fatos tristes de suas vidas, os homens costumam contar vantagens. Muitos aumentam ou inventam feitos profissionais, pessoais e sexuais", avalia o especialista.

Há quem acredite que algumas mentiras são necessárias para manter o convívio social. Em alguns casos, recorrer a dissimulações pode ser considerado sinal de educação, já que muitas vezes a verdade nua e crua tende a ser interpretada como grosseria. Inclusive existe um termo para quando a realidade é deturpada sem malícia, são as "mentiras brancas".

Para Wanderson, a mentira é, para a mente humana, uma grande arma de preservação social. "Do ponto de vista psicológico, a mentira é um ato instintivo de preservação, tal qual a dor ou a febre são do ponto de vista fisiológico. Sem ela a sociedade entraria em colapso. Imagine um marido que tem muitos amigos e habitualmente toma as decisões sobre como usar o tempo livre. Se a mulher não quiser acompanhá-lo poderá recorrer a uma desculpa qualquer, como trabalhar até mais tarde, para se livrar do compromisso, sem magoar quem ama", exemplifica.

A mentira é aprendida na infância

As técnicas de dissimulação geralmente são aprendidas pelas crianças desde cedo. Um exemplo é quando os pais repreendem a frustração demonstrada pelo filho ao receber um presente que não o agradou. Os responsáveis costumam obrigar o pequeno a agradecer, quando notam algum desapontamento na criança. E isso pode ser considerado uma forma de estimular a mentira social.

"Nada justifica uma mentira, seja qual for a sua intenção. E as crianças precisam ser ensinadas a sempre a dizer verdade. Este aprendizado acontece progressivamente ao longo da infância e os pais são os principais mestres. Os filhos se espelham muito mais em suas atitudes do que em suas palavras. Pais que usam sempre da verdade, que assumem a responsabilidade por aquilo que fazem e dizem, criam filhos responsáveis e éticos. Só se ensina aquilo que se é", aconselha Wanderson.

Reconheça uma mentira

De acordo com o especialista em segurança eletrônica, poucas pessoas estão preparadas para identificar um mentiroso no dia-a-dia. É preciso treinamento e prática para melhorar a capacidade de "ler" os sinais da mentira. O profissional ensina que para reconhecer uma dissimulação da verdade é preciso entender o comportamento padrão da pessoa, prestar atenção no que ela diz, nos pequenos movimentos do rosto (micro expressões faciais), no corpo e nas variações do tom da voz.

"Nosso cérebro não aceita a negação. Quando a pessoa mente, está negando a verdade, e alguma parte da sua expressão facial ou do corpo vai denunciá-la. Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira", ensina o especialista.

Para ajudar você a identificar um mentiroso, Wanderson Castilho listou abaixo 8 dicas simples de observação. Confira:

Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.
Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal, deixando a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.
Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.
Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.
Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido, porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se - e sim continuar com a sua mentira.
Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz coça, embora possa ser uma sensação tão suave que mal se perceba.
Ombro: erguer levemente um dos ombros.
Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.
Se ainda assim não conseguiu identificar uma mentira, experimente fazer o contrário: estimule o interlocutor a falar a verdade. A dica é estabelecer proximidade na conversa. Segundo Wanderson, quanto mais próximo você estiver fisicamente, mais dificuldade a pessoa terá de mentir.