Inácio lopes da silva, casado com, Maria Betânia lopes da silva, pai de dois lindos filhos, Keilla

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simplesmente um servo a serviço do Senhor na assembléia de Deus em Paulo Afonso-Ba, pregador do evangelho, ministrando em congressos, seminários.

SERVO!

EU quero ser um servo ,só para te o prazer de te servi com alegria,pode fica aos teus pés ouvindo sua maravilhosas palavras de vida,poder derramar o meu melhor sobre ti,divulgar para o meu próximo, como e maravilhoso te servir,poder te acompanhar pelo deserto, ver com os meus olhos os milagres que operas na vidas dos necessitados , ver os mortos espirituais reviver,poder ver a tua igreja a noiva do cordeiro,pronta para o arrebatamento,que eu na qualidade de servo, posar me juntar a tantos outros servos, para profetizamos a estar nação,que este desejo comece agora enquanto você ler esta mensagem.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


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3 Segredos Que o Ajudam a Receber Cura Divina


"O ladrão, não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." João 10 :10

       Jesus disse um dos maiores segredos da Bíblia, que é o seguinte: o culpado de todo o mal não é Deus é o diabo.       Mas, sabe que há muita gente que pensa assim? Há muita gente que diz: "Ah, eu estou muito doente, porque Deus permitiu!"
       Há pessoas que quando vêem alguém morrer pensam que Deus é o culpado. Mas, eu quero lhe dizer: Deus não é culpado.
       O diabo é que tem a culpa.
       O diabo é que veio para matar, para roubar, para destruir.
      O diabo nunca conseguiu arranjar nada. Ele só sabe partir, aquilo que alguém construiu.
       O diabo não sabe fazer nada, muito menos arranjar alguma coisa.
       O diabo é mau, mas Deus é bom.
       Diga comigo: O diabo é mau, mas Deus é muito bom.
       A primeira coisa que vemos no versículo que lemos anteriormente, é que Deus é bom e só veio para dar vida e vida em abundância e que o diabo é mau e só veio para partir, estragar e matar.
       Então a culpa de uma pessoa estar doente não é de Deus, é do diabo.
      Primeira coisa que um doente precisa saber é isto: DEUS NÃO É CULPADO, MAS SIM O DIABO.

"É Ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades." Salmos 103:3

       É Ele quem? Jesus.
       O que é que Ele faz? Perdoa TODAS as iniqüidades e sara TODAS as enfermidades.
       Você acha que Deus sara TODAS?
       Acha que Deus consegue curar TODAS as enfermidades?
       Claro que consegue.
       Então porque é que há tanta gente doente?
       Porque eles ainda não receberam.
       Se eu lhe quisesse oferecer uma Bíblia, você tem só que receber. Não precisa pedir. Você não precisa chorar. Você pode apenas estender o braço e RECEBER.
       Com Jesus é a mesma coisa. Porque é que há tanta gente que está doente? Porque ainda não receberam. A Bíblia diz que Jesus Cura, sara TODAS as enfermidades.
       Esta é uma grande verdade que Deus quer que o doente saiba.
       Deus Cura Todas as Doenças
        Irmãos, diz a Bíblia que Deus perdoa todas os pecados e cura todas as enfermidades. Não importa a enfermidade que você tenha.
 
"Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou com as nossas dores..." 53:4,5

        É mesmo de verdade? É mesmo verdadeiramente? Ele carregou mesmo? Com as nossas enfermidades? E com que mais? As dores? Com as dores também? Sim, com as nossas dores também. Com todas as dores.

"E, nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido e ele foi ferido por causa dos nossos pecados, moído por causa da nossa iniquidade, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras FOMOS SARADOS."

        Parece que nos enganamos a ler a Bíblia!!! Não FOMOS, vamos ser sarados quando chegarmos ao céu! O que é que vem na sua Bíblia, irmão? FOMOS mesmo sarados? FOMOS quando?
        Fomos já Sarados na Cruz
        Preste atenção, que isto é muito importante:
       Quando Jesus morreu na cruz, Ele cravou lá os nossos pecados e enfermidades e dores.
        Você não precisa mais de carregar esses fardos.
        Imagine uma pessoa com um saco às costas, muito pesado. Se Jesus lhe aparecesse e lhe dissesse:"dá-me cá o saco, que eu levo o saco". Você não precisava mais de levar o saco, pois não?
        É isso que Jesus está aqui a dizer. Ele já providenciou tudo para a salvação e cura divina.
        Hoje, quando uma pessoa quer ser salva, não é necessário vir Jesus morrer na cruz outra vez! Ele morreu uma vez por todas. Então hoje a pessoa só tem que entregar a vida a Jesus e fica automaticamente salvo.
       CURA DIVINA é a mesma coisa.
        Eu só preciso vir a Jesus e RECEBER a minha cura, porque ele já me curou na cruz do calvário.
        Ele crucificou as enfermidades TODAS na cruz.
        Primeiramente o que eu quero compartilhar consigo é que: Deus não é culpado das pessoas estarem doentes!!!
        O diabo, ele sim, é culpado.
        Há 3 segredos que eu quero compartilhar consigo para o ajudar a RECEBER a sua cura.
        Muitas pessoas estão doentes e embora Jesus já tenha pago pelas enfermidades todas, embora Jesus queira curar toda a gente, sabe que Ele nem sempre consegue? Ele não consegue por falta de fé.

1º Segredo

  • Você não precisa vir para pedir, mas sim para RECEBER.
       Porque é que algumas pessoas estão doentes?
       Porque quando vão a Jesus, choram, pedem, mas não recebem:

"Ai, Jesus, cura-me, Senhor, porque eu estou muito doente... Ai, mas cura-me Jesus, cura-me Senhor ..."

        E, vai para casa na mesma. Então, o que é que devemos fazer? Muito simples. Ir a Jesus e dizer:

"Senhor, eu aprendi na Bíblia que tu já curaste toda a gente, eu só preciso receber, pois, então, eu creio que recebo a minha cura, amém."

        Depois, já tem, está a entender?
        Vai para casa levando a cura dentro de si.
        Porque, enquanto, estivermos a chorar ou a pedir: "Ó Deus cura-me, ó Senhor cura-me, óóóóó... cura-me", o que é que vamos conseguir? Nada. O que é que eu tenho que fazer?RECEBER.
      Diga: Receber, receber, receber.
 

Não é preciso pedir, irmão?

  • É preciso chorar? Não.
  • É preciso esperar muito? Não.

Fazer o quê?

  • RECEBER.

        Entendeu?
      Agora repare. Muitas pessoas porque desconhecem este segredo, até fazem promessas:
 
"Ó Deus se tu me curares, eu promete pagar uma promessa de 10 velas."

        Você acha que Deus lá no céu tem falta de luz? Claro que não. Jesus não precisa das velas de ninguém.
 
"Ó Jesus, se Tu me curares, eu dou-te mais dinheiro; eu dou-te 10% disto..."

      Você acha que se pode comprar Jesus? Dar-lhe uma comissão?
      Claro que não! Porque é que Jesus precisa do seu dinheiro e do meu?
     NÃO, meus amigos, Nós, não precisamos prometer nada.
      É só receber.
     Diga: É SÓ RECEBER! É SÓ RECEBER! É SÓ RECEBER!

2º Segredo

  • Fé é eu acreditar que estou curado agora, sem eu ver, sem sentir nada.
       Algumas pessoas só acreditam que estão curadas, quando elas se virem curadas.
       Quando elas se sentirem curadas, então elas vão acreditar que já estão curadas.
       Quando elas virem o relatório médico a dizer que já está tudo bem, então é que elas vão acreditar que estão curadas.
       Mas, isso não é fé. É o oposto de fé.
      FÉ É EU ACREDITAR QUE ESTOU CURADO AGORA, SEM EU VER, SEM EU SENTIR NADA.
       Quando eu vou a Jesus eu creio que recebo a minha cura, no momento que oro.
       Então se eu recebo já tenho. Não é verdade, irmão? Assim, eu vou para casa, acreditando que já tenho. Eu não vou ter. Eu já tenho a minha cura.
 
"Mas fé diz que eu não ando pelas vistas, mas pela fé".

       Fé, é eu acreditar que estou curado sem ver.
       Fé é acreditar que estou curado mesmo que não sinta nada.
      Uma vez, havia um homem chamado Tomé. Tomé era discípulo de Jesus Cristo, até era apóstolo de Jesus, veja só. Quando Jesus ressuscitou, apareceu aos discípulos. Mas o Tomé não estava (tinha ido tomar um café...). E, então, quando o Tomé chegou lá a casa, os outros disseram-lhe: "Olha, Tomé, tu sabes as boas novas? Sabes que Jesus ressuscitou e esteve aqui?"
        E, Tomé disse:
      "Ah, não senhor. Não acredito. Só se eu vir com os meus olhos, sentir com as minhas mãos, sentir a carne de Jesus e meter o meu dedo no buraco onde cravaram os pregos nas mãos de Jesus, então sim, é que eu vou acreditar."
        Passado uns tempos, Jesus apareceu e disse:
"Tomé, tu és um incrédulo, não tens fé".
 
      Porquê? Porque é que Jesus disse isso? Porque o Tomé só queria acreditar que Jesus estava ressuscitado, depois que ele visse Jesus. Mas, Jesus quer a gente acredite primeiro e então, vamos ver depois.
        Você está a perceber? Isto é muito importante.
       Então, quando você for RECEBER cura divina, deve receber e continuar vivendo acreditando que já está curado:
 
"Quer eu veja, quer não, eu já estou curado. Eu recebi."

        Isto é que é fé. E, Jesus disse que sem fé é impossível agradar a Deus.
        Sem acreditar deste gênero, desta maneira, não se pode agradar a Deus.
        E por último o 3º segredo que eu quero compartilhar está em Marcos 4.

3º Segredo

  • Cura nem sempre é instantânea
 
"E disse também: o reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra e dormisse e se levantasse, de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse sem ele saber como. Porque a terra por si mesma, produz o fruto. Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga. E, logo que o fruto amadurecer, mete-lhe a foice, porque é chegada a ceifa." Marcos 4:26
 
       Muita gente, pensa que quando a gente ora por um doente, se ele não ficar instantaneamente curado, então, isso significa que Jesus não o curou.        Eu já pensei assim. Quando eu me converti a Jesus, eu julgava que quando eu orava e pedia alguma coisa a Deus que Ele tinha que me responder de imediato, por que senão, era sinal de que Ele não me tinha respondido.
        Eu julgava que quando a gente orava por um doente, ele tinha que ficar curado instantaneamente, porque senão era sinal de que Deus não tinha respondido.
        Mas, eu quero trazer aqui as boas novas. No reino de Deus, tudo funciona à semelhança de um agricultor. O agricultor semeia a semente no chão. Depois não se vê nada. A semente está escondida debaixo da terra e não se vê nada.
        Ora é exatamente isso. Quando eu imponho as mãos sobre o doente, eu imponho uma mão, de um homem, mas, o Espírito Santo de Deus, põe a unção de Deus, a semente de cura divina, meu irmão. Aleluia.
        Essa semente vai entrar dentro de si e vai crescer, e crescer, e crescer... Ao princípio não se vê nada. é como a semente que está escondida debaixo da terra. Não se vê nada, mas está lá dentro a crescer.
        Cura divina é isto. Agora preste atenção, há:
        Cura Instantânea e Cura Progressiva.
        Se for instantânea, quer dizer, se a pessoa ficar curada instantaneamente, sabe que isso não é uma cura, é um milagre.
        Há pouco tempo estava na igreja da Praça de Espanha, e uma senhora largou o aparelho do ouvir, instantaneamente. Isto não é cura. É um milagre. Mas, cura divina é como o lavrador põe a semente na terra e a semente cresce e cresce até que chega um dia, e está tudo bem.
        Cura divina é assim. O próprio Senhor Jesus Cristo, nem sempre tinha tudo instantâneo. Eu não sabia, mas é verdade. Uma vez, Jesus falou a uma figueira e disse à figueira: "nunca mais ninguém coma de ti".
       Jesus amaldiçoou uma figueira. Mas, aparentemente estava tudo na mesma, parece que figueira estava viva. Mas, no dia seguinte, quando passaram lá ao pé da figueira, viram que ela tinha começado a secar pela raiz.
        Quando eu imponho as mãos sobre uma pessoa que tem, por exemplo, um cancro ou um tumor, eu sei que aquele tumor, aquele cancro, está a começar a secar pela raiz. Aleluia.
        Quando eu imponho as mãos numa pessoa que tem uma enfermidade, tem um órgão que está defeituoso, um rim que não funciona, um coração que não bate bem, um sangue que não está em condições, eu sei que a semente de cura divina vai entrar nesses órgãos e vai começar a saúde lá dentro, e vai repor o que está estragado e vai arranjar o que está mal. Aleluia ! Pode demorar um minuto, pode demorar uma hora, pode demorar um dia ou uma semana, mas a pessoa vai ficar curada se ela acreditar, se ela não vacilar, se ela não duvidar a semente vai crescer, crescer, crescer, até ficar curada.
        Uma vez, eu estava a orar por uma moça. Ela tinha a coluna torta, tinha muitas dores (aliás o testemunho dela vem no meu livro de Cura Divina). Os médicos não lhe davam chance porque não havia cura. Mas, ela ouviu e ouviu estas minhas lições e, um dia, veio ao pé de mim e disse:
 
"Pastor, eu venho para RECEBER, não é para chorar, nem pedinchar, é para RECEBER a minha cura."

        Eu impus as minhas mãos sobre ela. Impus com fé e ela RECEBEU com fé.
        E, foi um daqueles dias maravilhosos em que Deus operou à frente de toda a gente. Logo, a moça caiu debaixo do poder, da unção de Deus. Nós estávamos para levantar a moça, mas o Espírito de Deus disse-me:
        "Não levantes porque eu estou a fazer uma operação."
        Passados mais ou menos 10 minutos, ela levantou-se e contou-nos o testemunho, o que se tinha passado. Diz que pareciam duas mãos. Uma agarrou-a pela cabeça, outra mão pela perna e com muita suavidade esticou o corpo até a espinha ficar completamente curada. E continua curada pelo poder de Jesus Cristo.
        Hoje, se você estiver doente, eu quero lhe dizer uma coisa:
  • Jesus Cristo existe para o curar. É só receber.
  • Diga comigo: Receber, receber.
  • Diga: Eu vou a Jesus para receber.
  • Deus tem um milagre para ti.
  • Deus cura todas as pessoas.
  • Deus cura todas as enfermidades.
  • Deus cura hoje. 
 
"...porão as mãos sobre os enfermos e os curarão..." Marcos 16:18

Autor: Pastor Napoleão Falcão
 
Um fazendeiro que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado. O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se de que o animal não machucara. Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate. Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo. E assim, foi feito: os empregados, comandados pelo capataz começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o pobre e indefeso animal... Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o cavalo sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao animal ir subindo. Perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair. Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muito ano servindo ao seu dono na fazenda. Se você estiver “lá embaixo”, sentindo-se pouco valorizado, quando já certos de seu desaparecimento, os outros jogarem sobre a terra da incompreensão, da falta de oportunidades e de apoio, lembre-se desse cavalo... Não aceite a terra que cai sobre você... Sacuda-a e suba sobre ela. E quanto mais terra, mais você vai subindo..., Subindo..., Subindo..., Até sair por completo do buraco. Que esta reflexão sirva de exemplo para todos nós... Para que possamos aprender a superar dificuldades e a ter sempre uma melhor qualidade de vida

O Jejum Bíblico

-Tema: JEJUM
Lucas 5.33-35
-Introdução: O jejum é tão bíblico que fazia parte da rotina de vida do povo de Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento. Mas o que é o jejum? É um voto de abstinência de alimentos por certo período de tempo com a finalidade de se consagrar. Durante o jejum a pessoa demonstra que o seu propósito é mais importante do que o próprio alimento vital para sua sobrevivência.
João Wesley jejuava duas vezes por semana até a hora do chá e estimulou todos os seus seguidores a fazerem o mesmo dizendo que “o homem que nunca jejua está tão distante do céu quanto o que nunca ora.”
Ao mortificar a carne negando-lhe prazeres e sustento, o espírito é fortalecido (Marcos 14.38) como Jesus orientou que “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8.34).
Como deve ser o jejum?
Vamos aprender sobre o jejum bíblico:

 

1- Por que jejuarMateus 17.21
O jejum é muito importante para anular a carne e nos aproximar de Deus. Quando estamos em jejum reconhecemos nossas fraquezas e buscamos força espiritual. A grande conquista no jejum é um estado de completa dependência de Deus.
Através do jejum recebemos poder espiritual para vencer o pecado, suportar o mundo e expulsar demônios vencendo todas as fortalezas do inimigo. A santificação deve ser buscada em jejum e oração constante.
Também é possível jejuar por motivos específicos como, por exemplo, pela salvação de alguém ou cura de uma enfermidade como fez Ester intercedendo pelo livramento de seu povo (Ester 4.16 e 5.2).
Você tem muitos motivos para jejuar, principalmente se consagrar a Deus!
                              
2- O jejum que agrada a DeusIsaías 58.4-7
O jejum que agrada a Deus não abster-se apenas de comida, mas do pecado e de toda forma de mal. Praticar o bem é a melhor forma de se alimentar espiritualmente como Jesus que jejuou no deserto por 40 dias e noites se preparando para o início de seu ministério (Mateus 4.1-11) e ensinou que “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34).
Há várias maneiras de jejuar por tempo, propósitos e abstinência de alimentos diferentes como Daniel que se absteve apenas do manjar do rei (Daniel 1.8) mas continuou se alimentando com água e legumes (Daniel 1.12). Mas em outro momento jejuou completamente por vinte e um dias (Daniel 10.2,3).
Alguns tipos de jejum são:
-Total: sem comer nada da hora que inicia até o momento da entrega do jejum;
-Sólidos: bebendo apenas água ou algum líquido por motivos de saúde;
-Parcial: de algo que gosta muito como doces, café, refrigerante, etc;
-Prático: de algum hábito ou prazer como assistir TV, internet, língua (silêncio), etc.
E quanto ao período? Quanto tempo deve ser o jejum?
O tempo de jejum pode variar de acordo com o propósito da pessoa. O mais comum é o jejum matinal, mas há quem jejue desde a noite anterior, deixando de jantar e conclui no almoço do outro dia. Algumas pessoas jejum apenas deixando de tomar o café da manhã no horário normal e fazendo o desjejum um pouco mais tarde. Isso é feito principalmente por pessoas que têm problemas de saúde e dificuldades de ficar sem alimentar muito tempo ou têm que fazer atividades físicas que exigem mais energia.
Deus não quer sacrifício e sim obediência porque “obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15.22). O que importa mesmo no jejum é a qualidade da consagração. É indispensável a dedicação e concentração total durante o jejum. Desde que o jejum seja feito com meditação na Palavra de Deus, oração e adoração não importa o tempo de duração.

3- Como jejuar? Mateus 6.16,17
De acordo com as palavras de Jesus, o momento de jejum deve ser de alegria, ou seja, um tempo de prazer na presença de Deus. O jejum também não pode ser feito para mostrar aos outros e sim exclusivamente para Deus. Portanto, se não houver necessidade, não é preciso sair contando para todos que está em jejum.
Algumas dicas para fazer o jejum:
1º - tenha um propósito específico ou motivo para seu jejum;
2º - planeje o tempo que vai jejuar e a forma ou o que vai se abstiver;
3º - inicie o jejum orando, pedindo perdão e forças. Leia a Bíblia e louve ao Senhor;
4º - concentre-se o máximo possível, refletindo, cantando, orando ou lendo;
5º - ao terminar o jejum, ore entregando o propósito a Deus;
Faça o jejum como puder, só não deixe de se consagrar a Deus!

Você precisa jejuar!
-CONCLUSÃO:
O jejum deve ser feito para Deus e não para nós mesmos (Zacarias 7.4-6). O propósito depois de feito deve ser cumprido porque “quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes” (Eclesiastes 5.4). Não espere precisar de um socorro para jejuar em consagração. O jejum deve ser parte da rotina do cristão que deseja se dedicar a Deus.
Você tem o hábito de jejuar?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Colossenses 2:16-23 – Exegese e Aplicação
de Dennis Downing
Parte II Col 2:18-23
Col 2:18-19
18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.
A palavra traduzida “árbitro” é katabrabeuo (katabrabeuw) é um hapax legomena que ocorre nesta forma somente aqui. A palavra era usada no sentido de árbitro de jogos ou esportes. No contexto significa “decidir contra, privar, condenar”[4], e precisamente “reter o prêmio do vencedor”[5]. Da mesma maneira que o alvo de Paulo em v. 16 foi a pessoa que se colocava como juiz, aqui o alvo dele é alguém se constituindo de árbitro sobre o Cristão. Esta frase “reafirma o apelo básico de Paulo: vocês já são membros do corpo de Cristo, e a ninguém é permitido tirá-los do quadro.”[6] Novamente, Paulo condena a tentativa de alguém julgar um Cristão por causa de coisas que, em si, não constituem pecado.
Aparentemente, estas pessoas impressionavam com sua suposta “humildade”, sua religiosidade e suas afirmações de terem visões. No entanto, suas mentes, ao invés de serem espirituais, eram carnais. A prova de que estas pessoas estavam equivocadas é que elas não demonstravam nenhum vínculo com o cabeça que é Cristo. Paulo fez questão de mostrar que, em questões de julgar e condenar, ou de aceitar e justificar, em Cristo, nós já temos tudo que precisamos e somente a Cristo pode ser atribuída esta função. Nenhum homem deve ousar julgar ou condenar ou tentar estabelecer padrões para julgar ou condenar Cristãos.
Obviamente, há pecados que condenam, e, mais adiante Paulo fará referência a estas coisas como “prostituição, impureza, paixão lasciva...” e etc. (3:5-11) Mas devemos notar que questões como de datas, comemorações e festas não constituem base para julgamento de ninguém, a não ser que alguém tente usar estas coisas como base para julgar outros. Aí, sim, há julgamento, mas, quem é condenado é aquele que tentar julgar os outros por meio de algo que não constitui base de julgamento segundo o Evangelho.
É impressionante a seqüência de afirmações que Paulo faz sobre a situação dos Cristãos em Colossos. Eles não devem dar a mínima importância a estes preceitos de homens. Em Cristo, já foram libertos e aperfeiçoados e não há nenhuma dívida entre eles e Deus. Eles estão livres de qualquer forma de julgamento ou condenação.
Col. 2:7 “nele radicados, e edificados, e confirmados na fé”
2:8 “Tenham cuidado para que ninguém os escravize...” (NVI)
2:10 “Também, nele, estais aperfeiçoados.”
2:11 já “fostes circuncidados”
2:12 já foram “sepultados” e “ressuscitados”
2:13 antes estavam “mortos” nos seus pecados, mas, agora estão “vivos” em Cristo
2:14 a dívida de todos já foi cancelada
2:15 quanto aos principados e potestades, ou seja, os árbitros e juizes deste mundo, Cristo triunfou sobre eles na cruz.
Portanto os Cristãos em Colossos não devem dar nenhuma importância às pessoas que tentavam impor estas ordenanças. Mais adiante em 3:15 Paulo usará um verbo da mesma raiz do “árbitro” de v. 18, brabeu (brabeuw = “arbitrar”) para descrever o trabalho de Cristo “Seja a paz de Cristo o árbitroem vosso coração”. O único que pode nos julgar e que deve julgar é Jesus. A única base pela qual alguém pode e deve ser julgado é por meio de Cristo e do Evangelho.
Agora, Paulo vai perguntar aos Cristãos Colossenses, como eles podem querer voltar ao mesmo padrão de julgamento uma vez que já foram libertos destes preceitos humanos e dos árbitros deste mundo.
Col. 2:20-22
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
A palavra traduzida “ordenanças” é a palavra grega dogmatizo (dogmatizw) outrahapax que quer dizer “submeter a regras e regulamentos”[7]. “Col. 2:14 emprega a palavra para significar as ‘exigências legais’ impostas sobre nós, que Deus já cravou na cruz. Sendo assim, Col. 2:20 proibiu a igreja de permitir que estatutos, regras ou regulamentos a respeito de comida e da pureza cerimonial fossem impostos sobre ela (cf. v.21).”[8]
Em v. 21 Paulo dá três exemplos, provavelmente exagerados para efeito, das ordenanças que não têm valor. Notamos que a ordem é cada vez mais severa. Ela começa com a proibição de manusear e acaba proibindo até o tocar. Tem sido proposto que Paulo esteja ironizando e de certa forma ridicularizando estas pessoas e seus preceitos. Isto é bem possível. De qualquer forma, Paulo despreza estas atitudes. As exigências citadas como exemplos provavelmente têm a ver com alimentos, mas são representativas de outros tipos de ordenanças parecidas.[9]
Por que devem ser rejeitados estes mandamentos e proibições?
Paulo cita pelo menos três motivos..
1. Estas coisas perecem, ou seja, não se tratam de coisas eternas.
2. As leis são de origem humana e não divina.
3. No final elas não resolvem o verdadeiro problema.
F.F. Bruce comentou que “A imposição de proibições por fora, não consegue fazer nada para criar ou desenvolver nova vida por dentro.”[10] Notamos que havia dois tipos de ordenanças sendo impostas em Colossos. Um tipo era daimposição de certos dias e datas. O outro tipo era da proibição de certas coisas, provavelmente alimentos, mas podia haver outros aspectos. O que devemos observar é que tanto uma imposição como uma proibição que se baseia em algo que não seja de Cristo é para ser rejeitada.
Col. 2:23
Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.
As proibições e exigências do grupo em Colossos pareciam ter fundamento. Parecia que havia “sabedoria”, um aspecto religioso, uma “humildade” e um rigor eficaz para alcançar a espiritualidade que todo Cristão deseja. No entanto, Paulo mostra que a “sabedoria” era apenas aparente, a religiosidade era voltada para si mesma, a humildade era falsa, e o rigor alcançava apenas as coisas externas, mas não tinha efeito algum para fazer alguém mais espiritual.
A palavra traduzida “culto de si mesmo” ethelothreskia (eqeloqrhskia) (na NVI “pretensa religiosidade”), é outra hapax. Significa “pretensão à religião”. As pessoas que promoviam estas ordenanças como o meio para alcançar a verdadeira espiritualidade se achavam religiosas. No entanto, a religião delas era justamente delas mesmas. Não era a religião de Deus. A prova disso é o fato de que suas exigências e proibições não se baseavam em Cristo nem na Palavra do Senhor. Elas se baseavam em preceitos humanos.
Esta passagem, e especialmente este versículo, servem de alerta para todos nós que estudamos e ensinamos a Palavra do Senhor. Há uma enorme responsabilidade de usar rigorosa objetividade no nosso estudo e ensino da Palavra. Há sempre uma tentação de tentar persuadir os irmãos de nossas convicções pessoais quanto a tudo aquilo que trata da vontade de Deus na vida do discípulo.
Todos nós temos preferências pessoais em várias áreas da vida Cristã. Estas preferências atingem muitas vezes questões ligadas à própria igreja nas suas reuniões e cultos. Temos preferências pessoais na área de louvor ou adoração. Há preferências pessoas no ensino ou evangelismo, ou na organização e liderança da igreja local. Às vezes, não encontrando um mandamento que afirma o que nós pensamos ou uma condenação clara daquilo que não aceitamos, apelamos para declarações ou insinuações do tipo “Deus não aprova tal coisa” ou “não há autorização bíblica para tal”. Às vezes afirmamos que algo não está dentro do “padrão” bíblico ou “não há nenhum exemplo bíblico da igreja primitiva fazer dessa maneira”.
Com declarações e raciocínios parecidos convencemos a nós mesmos e a outros que aquilo que estamos tentando proibir ou condenar é realmente condenado por Deus. Mas, podemos estar justamente cometendo o erro que pessoas influentes na igreja em Colossos cometeram – criaram um culto de si mesmo. O que é ensinado muitas vezes usando a própria Bíblia como “apoio” tem “aparência” de sabedoria, parece bem culto e religioso, e aquele que ensina aparenta ter ao mesmo tempo bastante humildade e um zeloso rigor para com as coisas de Deus. No entanto, como Paulo afirmou, tais coisas “não tem valor algum” e sua religião não passava do telhado do prédio.
Não há nada errado em Cristão ter preferência pessoal. É natural e inevitável. O que tem que ser vigiado e evitado é que estas preferências pessoais não comecem a tomar uma importância que não lhes é dada no Evangelho. Não é difícil qualquer professor, mestre, evangelista, pregador ou missionário começar a impor suas preferências e opiniões pessoais como base para julgar e condenar outros. Mas, a alerta de Paulo para os Cristãos em Colossos serve também para nós hoje – a única base para julgar, para aceitar ou condenar é aquela que foi lançada na cruz – Jesus Cristo e o Seu Evangelho. Qualquer outra coisa é obra humana e não somente é de nenhum valor, mas ameaça a supremacia que pertence somente a Cristo Jesus.
Paulo volta em Colossenses 3:1-4 a afirmar a suficiência de Cristo e a supremacia das coisas lá do alto. É notável que em contraste com proibições e ordenanças aqui, ele exorta os irmãos a colocarem suas mentes nas coisas lá do alto.
Col 3:1-4
1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
À primeira vista, parece que as exortações “buscai as coisas lá do alto” (v.1) e “pensai nas coisas lá do alto” (v.2) são no sentido de evitar algum pecado ou tentação carnal. Na verdade, o contrário das coisas “lá do alto” são as ordenanças que Paulo rejeitou em capítulo 2. Capítulo 3:1-4 é ligado a tudo que veio antes pelo “portanto” (oun) que começa a frase. Lembrando sua afirmação em 2:12 “fostes ressuscitados” e 2:13 “estáveis mortos”, Paulo reafirma os mesmo pontos em 3:1 e 2. Este trecho serve portanto como uma conclusão para tudo que Paulo estava dizendo antes. Ele reafirma a importância de Cristo como único meio de salvação e a suficiência e segurança da nossa confirmação nEle.
O perigo de começar a se importar com valores fora de Cristo é que eles tiram a preeminência dEle. “Quando fazemos de Cristo e da revelação Cristã apenas parte de um sistema religioso ou filosófico, deixamos de dar a Ele a preeminência. Quando buscamos ‘perfeição espiritual’ ou ‘realização espiritual’ por meio de fórmulas, disciplinas ou rituais, nós regredimos ao invés de avançar.”[11]
Em seguida, Paulo afirma que a preocupação dos Cristãos quanto àquilo que poderia lhes tirar a vida eterna deve ser voltada para coisas como a “ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena”, a mentira e o preconceito (vv. 8-11). Contra estas coisas Paulo aconselha não rigor na dieta ou a submissão a ordenanças, mas o revestimento de Cristo e do caráter Cristão, em “misericórdia, bondade, humildade, mansidão e longanimidade”, incluindo o perdão e o amor mútuo. Paulo continua a exortar os Colossenses no sentido de se fortalecerem através da Palavra e de louvores e cânticos. Em seguida ele dá conselhos práticos sobre a vida conjugal e familiar e em relação a servos. Paulo termina a epístola com várias saudações e outras recomendações práticas.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


É sempre bom limpar a nossa própria vidraça

Posted on 02/09/2012 and filed under  ,  , 
Lembra-se daqueles recém casados que a mulher comentava sempre com o marido que a vizinha da frente não sabia lavar roupas pois os lençóis pendurados estavam sempre mal lavados? Ela só não falou com a vizinha porque não tinha intimidade com ela. 

Um determinado dia aquela jovem casada quando se levantou viu os lençóis da vizinha bem limpinhos, ficou surpresa e comentou com o marido que, enfim a vizinha tinha aprendido lavar os lençóis, e seu esposo a corrigiu: "Não, é que hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa vidraça!". 

 Com que tipo de vidraça, você tem procurado observar o mundo? É comum expressões do tipo: "Como é que pode aquela pessoa fazer aquilo?" "É um absurdo ele ter coragem de agir daquela forma!" "É inaceitável ele tomar tal decisão." É tão fácil criticarmos alguém, sejam nossos amigos, vizinhos, parentes e até nossos líderes. Enxergarmos os equívocos, os erros e os exageros de quem está ao nosso redor com uma precisão incrível. E por vezes, esquecemos do próprio umbigo, e o interessante é que não gostamos de ser criticados. 

Muitas vezes não percebemos quando estamos com mal hálito, quando nosso odor está incomodando os outros, quando somos arrogantes, quando somos uma verdadeira "dor de barriga". Agora, quando percebemos qualquer pequena falha no comportamento ou no jeito de ser do nosso próximo, abrimos o verbo, consideramos injusto o que está acontecendo e fazemos o nosso julgamento, geralmente com muita dureza. 

É certo que tenhamos as nossas opiniões, e é normal tecermos as nossas críticas, mas, antes de abrir a nossa boca para apontar o que consideramos um erro em alguém, precisamos, mais do que nunca sermos críticos de nós próprios, o que, diga-se de passagem é muito difícil. Geralmente não enxergamos os nossos próprios erros. 

 O que sempre queremos é que sejam brandos, pacientes, compreensivos, amorosos, perdoadores e tolerantes com nossos erros e pecados. E ai, muitas vezes, a hipocrisia e a cara de pau que imputamos aos outros fazem parte de nosso comportamento cotidiano. Que o sabão da humildade e da prudência sejam usados diariamente por cada um de nós. Que antes de perceber o cisco no olho de um irmão e amigo, enxerguemos o pedaço de madeira que está dentro de nossos próprios olhos. Que nosso senso crítico seja, antes de tudo, testado no espelho de nossa casa.