Inácio lopes da silva, casado com, Maria Betânia lopes da silva, pai de dois lindos filhos, Keilla

Minha foto
simplesmente um servo a serviço do Senhor na assembléia de Deus em Paulo Afonso-Ba, pregador do evangelho, ministrando em congressos, seminários.

SERVO!

EU quero ser um servo ,só para te o prazer de te servi com alegria,pode fica aos teus pés ouvindo sua maravilhosas palavras de vida,poder derramar o meu melhor sobre ti,divulgar para o meu próximo, como e maravilhoso te servir,poder te acompanhar pelo deserto, ver com os meus olhos os milagres que operas na vidas dos necessitados , ver os mortos espirituais reviver,poder ver a tua igreja a noiva do cordeiro,pronta para o arrebatamento,que eu na qualidade de servo, posar me juntar a tantos outros servos, para profetizamos a estar nação,que este desejo comece agora enquanto você ler esta mensagem.

sábado, 9 de março de 2013


UM AO OUTRO AJUDOU E A SEU COMPANHEIRO DISSE: ESFORÇA-TE…

C onta-se a história que um homem so
nhou que suas mãos, pés, boca e cérebro começaram a se rebelar contra o estômago. 

- Seu imprestável, as mãos disseram. Nós trabalhamos o dia todo serrando, martelando, levantando pesos e carregando-os. De noite, estamos cobertos de bolhas e arranhões; nossas juntas doem e ficamos cheios de sujeira. Enquanto isso, você fica só aí sentado, pegando toda a comida. 
- Concordamos, gritaram os pés. Pense só como nos desgastamos, andando para lá e para cá o dia inteiro. E você só fica se entupindo, cada vez mais pesado para a gente carregar. 
- Isso mesmo, choramingou a boca. De onde você pensa que vem toda a comida que você tanto ama? Eu é que tenho que mastigar; e logo que termino, você suga tudo aí para baixo. 
- E eu? gritou o cérebro. Você acha que é fácil ficar aqui em cima, tendo que pensar de onde virá a próxima refeição? 
Uma por uma, as partes do corpo aderiram às reclamações contra o estômago, que não disse coisa alguma. 
- Tenho uma idéia, o cérebro finalmente anunciou. Vamos todos nos rebelar contra essa barriga preguiçosa e parar de trabalhar para ela. E todos pararam de trabalhar. Enquanto isso, mãos, pés, boca e cérebro só ficavam à toa, cada vez mais fracos. 
Por fim, o homem ouviu uma vozinha fraca vinda da direção dos pés. 
- Pode ser que estivéssemos enganados, dizia. Talvez o estômago estivesse trabalhando o tempo todo, ao seu jeito. 
- Estava pensando a mesma coisa, murmurou o cérebro. É verdade que ele pega toda a comida. Mas não manda a maior parte de volta para nós? 
- Devemos admitir nosso erro, disse a boca. O estômago tem tanto trabalho a fazer quanto as mãos, pés, cérebro e dentes. 
- Então, vamos voltar ao trabalho, gritaram juntos. E, nisso, o homem acordou. 
Para seu alívio, descobriu que os pés estavam andando de novo. As mãos seguravam, a boca mastigava e o cérebro agora conseguia pensar com clareza. 
- Bem, eis aí uma lição para mim, pensou o homem, enquanto forrava seu estômago pela manhã. Ou funcionamos todos juntos, ou nada funciona mesmo. 
Amigo, qual é o significado da palavra comunhão para você? 
A Bíblia diz que Moisés lidou com o mesmo dilema. Após sentir o poder Divino, finalmente o Faraó consentiu em deixar o povo ir. Mas não todos. “Vão, sirvam o Eterno, seu Deus. Quem são os que vão?” Imagine-se na pele do grande líder. “E agora? De repente, vou pedir apenas pelas crianças, já que elas são o futuro. Se pedir muito, talvez não consiga coisa alguma” – poderíamos pensar. Moisés, entretanto, não titubeou: “Sabe, Faraó, um povo não é feito apenas de partes. Com nossos jovens e nossos velhos iremos; com nossos filhos e nossas filhas.” Não existem mais ou menos importantes; não existe trabalho mais ou menos nobre, desde que seja feito! Somos um enorme corpo. Se cada um parar de funcionar, todos sentiremos os efeitos. O apóstolo Paulo fala: “o corpo é um e tem muitos membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós formamos um só corpo….se a orelha disser: porque não sou olho não sou do corpo…se todo corpo fosse olho, onde estaria o ouvido?… se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?…e o olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti…de maneira que se um membro padece, todos os membros padecem com ele e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele….ora vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular” (I Cor 12:12 a 31) 
Ora, se somos um corpo, como igreja de Cristo, logo não podemos caminhar separados, mas juntos. 
Jesus em sua oração sacerdotal disse, “ Pai rogo-Te para que todos sejam um, como Tu, ó Pai é em mim e Eu em Ti, que também sejam eles um em nós,…Eu dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu enviaste a mim e que Tu os tens amado com tens amado a Mim”. (João 17: 21 a 23) 
Se somos um só corpo em Cristo, então: 
VAMOS TODOS JUNTOS!!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013


CAP 5 - O LIVRO DE CANTARES DE SALOMÃO

ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS POÉTICOS

CANTARES DE SALOMÃO
Autor do Livro.
Segundo o livro dos Cantares de Salomão o autor livro é o rei de Israel, Salomão. 1:1.
Nome do Livro.
1:1 indica que é o melhor cântico dos cânticos.
Data do Livro.
1014 a.C. Salomão morreu mais ou menos no ano 992 a.C.
Interpretação do Livro.
1. Histórico e literal. Fala do amor entre homem e mulher (esposo e esposa). Mostra que este assunto merece um lugar na Bíblia porque é muito importante.
2. Simbólico somente. Fala simbolicamente sobre o relacionamento entre Jesus Cristo e o Seu povo, os eleitos de Deus. Outros dizem que é Jesus Cristo e a Sua igreja. Tudo isso depende da sua idéia da noiva de Cristo.
3. Histórico e simbólico. É um evento histórico e literal com um sentido simbólico. É isso que é a verdade. Simbolicamente fala sobre Jesus Cristo e a Sua noiva, a igreja dele.
Esboço do Livro.
1. O casamento real lembrado. 1:1-2:7.
2. O namoro da noiva lembrado. 2:9-3:5.
3. O noivado da noiva lembrado. 3:6-5:1.
4. O sonho perturbador da noiva. 5:2-6:3.
5. A meditação do rei sobre a noiva. 6:4-7:9.
6. O amor da noiva declarado. 7:10-8:4.
7. O amor verdadeiro dos dois. 8:5-8:14.
Livro Polêmico.
Tem sido falado que o livro é indecente e impróprio para ler por causa do conteúdo carnal e sensual. Isto depende da mente da pessoa. Salvo ou perdido? A verdade é que este mundo agora precisa ouvir tudo isso mais do que nunca por causa da sua opinião perversa do casamento e do amor.
O amor marital ou conjugal.
No seu sentido literal. O amor puro do casamento é aprovado e ordenado por Deus. Desde a criação é assim - este amor é justificado e defendido por Deus. Hebreus 13:4. É a verdade apesar do desprezo e da perversão da igreja católica e de outras religiões e seitas. Este amor é justificado e defendido contra o seguinte.
1. Asceticismo – uma negação do valor, aprovação e santidade do casamento. Algumas religiões do mundo ensinem isso sobre o casamento?
2. Concupiscência – imoralidade, prostituição, adultério, infidelidade conjugal e homossexualismo. Deus deu o casamento para o bem do homem e deve ser honrado e usado para evitar todo tipo de imoralidade. Veja I Coríntios 7:1-9.
Jesus Cristo e a Sua Noiva.
No sentido simbólico. É preciso esclarecer algumas coisas antes de estudar o livro.
1. “O mundo religioso” todo ensina que o reino de Deus, a família de Deus e a igreja de Jesus Cristo (a noiva de Cristo) são iguais ou idênticos. O reino de Deus – é todos os salvos na terra da época presente. A família de Deus - é todos os salvos de todas as épocas no céu e na terra. A igreja de Jesus Cristo – é local e visível, um corpo dos salvos batizados corretamente, pregando a verdade e guardando puro as ordenanças. A noiva de Jesus Cristo – os membros fiéis das igrejas de Cristo.
2. Jesus Cristo é chamado o noivo, então Ele tem que ter uma noiva. João 3:29.
3. A igreja verdadeira de Jesus Cristo é chamada a Sua noiva. Efésios 5:22-33. II Coríntios 11:2.
4. A noiva será os fiéis das igrejas do Senhor Jesus Cristo. Apocalipse 19:7-10.
Note as seguintes verdades sobre Apocalipse 19:7-10.
1. O Noivo.
2. A Sua Noiva se aprontou.
3. Foi dado a ela um vestido extra-ordinário.
4. Este vestido de linho puro, fino e resplandecente representa os atos de justiça (as justiças dos santos) feitos por ela.
5. Os convidados às bodas. Não é a noiva, porque não convida a noiva assistir o seu próprio casamento. Então os convidados são os salvos que assistirão as bodas que não fazem parte da noiva.
6. A noiva pura e virgem. II Coríntios 11:2. Apocalipse 3:4.
7. Assim a noiva dará glória a Jesus Cristo para todo o sempre. Efésios 3:21.
O Livro Explicado Abreviadamente.
Jesus Cristo e a Sua Noiva. Salomão é simbólico do Senhor Jesus Cristo e a noiva de Salomão é simbólica da noiva de Cristo Jesus. É a história de amor que eles tem um ao outro.
Capítulo 1 – O cântico dos cânticos.
Versículos 1-3. Quatro coisas significantes.
1. Beijos. È uma expressão de amor. O beijo dado promiscuamente é pecado e o falso é hipócrita. O beijo de Judas Iscariotes? Há um ósculo santo entre irmãos. Este beijo aqui é o beijo da boca que é o mais íntimo. O amor entre Jesus Cristo e a Sua noiva deve ser muito íntimo.
2. O amor dele é melhor do que o vinho. Satisfaz e é gostoso. Quem pode descrever o amor de Cristo por nós justamente? Quem pode chegar para as profundezas deste amor? Efésios 3:17-19.
3. O ungüênto derramado é o teu nome. O nome de Jesus Cristo é isso mesmo; bonito, agradável, acalmar, sarar, amolecer, cheiroso. O nome dEle é tudo isto para a noiva de Cristo.
4. As virgens te amam por isso. Aqueles de coração puro amam muito o noivo Jesus Cristo.
Versículos 4-7. O desejo da noiva.
1. v. 4, “leva-me tu”. O desejo de ser levado por ele (estar com ele). Ela precisa a sua força para segui-lo. A vontade dele é a vontade dela.
2. v. 5-6, ela tem espírito de humildade e indignidade. Note no v. 6 a perseguição dela. Ela negligenciou a sua obra por causa disto.
3. v. 7, ela busca estar na presença dele. Desviar do desejo de estar com ele para fazer outras coisas? O primeiro desejo dela é estar com ele.
Versículos 8-17. O noivo fala.
1. v. 8, Ela se vê indigna, mas ele diz que ela é a mais formosa entre as mulheres. Essa é a noiva do Senhor Jesus Cristo mesmo! É ela que dá a comida verdadeira às ovelhas.
2. v. 9, Ela batalha pela fé contra os inimigos.
3. v. 10, Ela está enfeitada de graça e beleza, a beleza da justiça e santidade.
4. v. 11, O ouro é a justiça de Cristo e a prata é sua redenção.
5. v. 12, O rei administrando os seus negócios. Para a noiva é um perfume muito cheiroso.
6. v. 13-14, A noiva fala um pouco. O noivo é muito doce para ela. Os dois têm muito prazer na sua intimidade, beleza e bom cheiro.
7. v. 15, O noivo continua falando. Para ele, ela é formosa; porque tem a justiça imputada e a sua própria fidelidade. Ela tem olhos da pomba; paz, inocência, amor e ternura.
8. v. 16-17, A noiva responde. Para ela, ele é formoso e amável. Leito verde, o lugar de descanso, paz, sem perturbação, verde (fresco e cheiroso). É uma casa firme e segura.
Capítulo 2 – Rosa de saron, lírio dos vales e a macieira.
1. Versículo 1. O noivo fala de si mesmo. É Jesus mesmo.
2. Versículos 2-3. Os dois falam um ao outro amorosamente.
3. Versículos 4-7. O noivo satisfaz a noiva. Jesus Cristo satisfaz a sua noiva, ele a sustenta, ele dá para ela proteção, sustento a força. No v. 7 ela espera o noivo na hora que ele quer vir. A noiva de Cristo vai estar esperando a vinda do seu amado fielmente. Mateus 25:1-13.
4. Versículos 8-17. No v. 8 o noivo está esperado pela noiva. Ela ouve a sua voz de lá no céu, ele já vem. No v. 9 ela pode vê-lo pela fé, mas é uma visão limitada. I Coríntios 13:12. I João 3:2. Nos v. 10-14 o noivo encoraja a noiva para esperar fielmente. No v. 15 ela tem que ter muito cuidado com as raposinhas que fazem muito mal. Nos v. 16-17 a noiva fala cheia de amor e espera a sua vinda.
Capítulo 3. A Noiva Busca o Noivo.
Ócio e Apatia. Versículos 1-5.
1. Versículo 1. É o resultado de ócio e apatia da parte da noiva (só gastar tempo no serviço de Deus). Quando uma igreja fica à vontade na cama de ociosidade e apatia, não pode estar com a presença nem o poder do seu amado Salvador e Noivo. É o resultado e perigo de não esperar a vinda do Noivo para uma igreja. Não pode viver na comunhão do salvador sem responsabilidade.
2. Versículo 2. A noiva vai pelas ruas em busca dele. Pelo menos ela se levantou em busca dele, muitos nem fazem isto. Ela não o achou. Porque? Buscou-o só para satisfazer a sua própria solidão e inquietação. Queremos a comunhão com o Salvador porque? Somente é pelo egoísmo da nossa parte ou para melhor servir, agradar e trabalhar por ele?
3. Versículo 3. Os guardas falam simbolicamente das autoridades da religião do mundo. Eles acharam a noiva buscando o noivo. É a perseguição deles dela? Eles sabem de nada sobre o noivo. Tem visto ele, conhece-o? O que a religião do mundo sabe sobre o Salvador? Nada. Nós achamos a comunhão com ele em fazer a sua vontade.
4. Versículo 4. Agora que está na comunhão com ele de novo, ela fica muito pegado nele. Aprendeu muito bem pelo erro e não quis fazer o erro novamente. A casa da mãe é o mundo gentil? Efésios 2:14-18.
A Comunhão Restaurada. A noiva fala. Versículos 6-11.
Agora o noivo é revelado como sendo o rei.
1. Versículo 6. A glória do rei vitorioso. Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é vitorioso na salvação.
2. Versículos 7-8. O guarda de honra do rei. São os mais leais, fiéis e provados do Senhor. São os mais pertos dele.
3. Versículos 9-10. O carro do Rei. O carro da salvação do Rei dos reis. Note os símbolos destas coisas. Madeira – a humanidade de Cristo. Ouro – a divindade de Cristo. Prata – a redenção de Cristo. Púrpura – a cor da realeza. Revestido com o amor pela nação eleita.
4. Versículo 11. A coroa do rei. Só Ele merece ser coroado.
Capítulo 4. A noiva é a igreja fiel a Deus descrita.
Sete qualidades maravilhosas da noiva. Versículo 1-7.
Note o número 7 – o número da perfeição. São as palavras do homem que ama a sua noiva de todo o coração.
1. Versículo 1. “Os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças”. Fala da visão compassiva da noiva. A pomba fala da pureza, paz e compaixão dela.
2. Versículo 1. “O teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte Gileade”. O cabelo da mulher é a sua glória. O seu cabelo é simbólico da sua submissão ao seu marido. I Coríntios 11:1-16.
3. Versículo 2. “Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas”. Dentes perfeitos, brancos e bonitos. Os dentes ruins (ou sem) podem significar má saúde, ou comida, ou falta de cuidado, ou todos os três. Fala da beleza, saúde, poder comer, sua dieta, comida, e crescimento da noiva.
4. Versículo 3. “Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável”. Os lábios dela são tudo isso para quem? O noivo! Ela é doce para ele por causa da redenção pelo sangue, graça divina, verdade e caráter bom.
5. Versículo 3. “A tua fonte (ao lado da cabeça) é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos”. Fruta do tamanho de uma laranja, carne vermelha, gostosa e a casca é medicinal. Pode ser os pensamentos da noiva (caráter da mente) que são agradáveis, suaves, cheirosos, lavados no sangue, gostosos e edificantes.
6. Versículo 4. “O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos”. Davi era um valente, guerreiro e rei corajoso. Os escudos dos valentes do Senhor e as armas e broquéis deles estão nela. Ela tem proteção contra os inimigos da cruz, ela age sem covardia. O teu pescoço fala da vontade, coragem, bravura e determinação dela para seguir o Senhor.
7. Versículo 5. “Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que apascentam entre os lírios”. A mulher formosa que tem graça e beleza. Tem peito bem formado que pode alimentar seus filhos e dão prazer.
8. Versículos 6-7. A beleza, graça e caráter da noiva estão confirmados.
A Noiva é um jardim fechado. Versículos 4:8-5:1.
1. Versículo 8. Líbano, Amaná, Senir e Hermom. Líbano significa branco ou incenso. Fala da pureza da noiva. Amana significa intregridade ou verdade. Ele tem isso. Senir significa lanterna ou luz. A igreja reflete a luz do Salvador no mundo. Hermom significa anátema, amaldiçoado ou devotado à destruição. A igreja do Senhor Jesus Cristo condena a heresia e o pecado pela Palavra de Deus.
2. Versículos 9-11. O noivo ama a noiva de todo o coração.
3. Versículos 4:12-5:1. O Jardim Fechado. A noiva (a igreja fiel de Cristo) está descrita em seis maneiras diferentes. Jardim Fechado, Manancial Fechado, Fonte Selada, Fonte dos Jardins, Poço das Águas Vivas que correm do Líbano. Tudo isso fala essencialmente da mesma coisa – a igreja deve ser uma fonte de pregar a verdade da Palavra de Deus.
Capítulo 5. A Confissão da Noiva de Negligência.
1. Versículo 2. A noiva dorme, mas diz o coração está acordado. Então, está meio dormindo e meio acordado. Está negligenciando. Apocalipse 3:20.
2. Versículos 3-5. A noiva faz desculpas. Ela quer servir no seu tempo. Condena-se porque ouviu a voz dele e fez nada. Ela está satisfeita para ficar na cama.
3. Versículos 6-8. O noivo retirou-se. A noiva está corrigida e perseguida.
4. Versículo 5:9-6:3. A noiva confessa a excelência do seu noivo. Note a pergunta feita no v. 9 pelas filhas de Jerusalém e a resposta.
Capítulo 6. O noivo descreve a noiva.
1. Versículos 4-7. A beleza da noiva.
2. Versículos 8-9. A distinção da noiva.
3. Versículo 10. A glória da noiva.
4. Versículos 11-13. A vitória final da noiva.
Capítulo 7. A glória e beleza da noiva no ministério do Evangelho.
Observe que isto vem depois que ela se levantou da sua cama de fazer nada e buscou o Senhor.
1. Versículo 1. A igreja está mais gloriosa e bonita quando está fiel na obra de glorificar Jesus Cristo pela pregação. Observe os sapatos dela. Romanos 10:15. Efésios 6:15. Isaías 52:7.
2. Versículo 1. Ela é a filha do príncipe. Ela é da família de Deus, a filha do príncipe e a noiva do rei. Ela está mandada pelo rei com a mensagem dele.
3. Versículo 1. Contornos falam da sua força, persistência e perseverança na obra de Deus, que é a obra criada e organizada pelo artista divino.
4. Versículo 2. Umbigo. Salmo 23:5. Provérbios 3:8. É comparado a um cálice que não falta bebida. Isso quer dizer que não falta a sabedoria de Deus?
5. Versículo 2. Ventre. A fonte da nutrição do corpo todo. É o vigor bonito dela na obra de Deus.
6. Versículo 3. Seios. Ela tem a condição de alimentar os seus filhos.
7. Versículo 4. Pescoço. Fala da batalha contra os inimigos. O pescoço fala do valor, força, pureza, preciosidade, fortaleza e invencibilidade dela.
8. Versículo 4. Olhos. Ela tem uma visão clara do mundo e das coisas de Deus. Ela vai pela estrada do mundo para pregar o Evangelho com lágrimas e compaixão.
9. Versículo 4. Nariz. Isaías 50:7. A determinação valente e corajosa dela em enfrentar os seus inimigos sem medo nem retirada.
10. Versículo 5. Carmelo significa carmesim, ceifa e cordeiro. Ela prega a salvação através do cordeiro que tira o pecado. Assim vem a ceifa.
11. Versículo 5. Cabelos. Ela é submissa (cabelo) ao seu marido e rei (púrpura).
12. Versículos 6-9. O rei olha para ela encantado por sua beleza e diz as seguintes palavras. Palmeira – beleza, sombra, refresco, água no deserto, fruta, adoração (I Reis 6:29-35), vitória e gozo (João 12:13) virá a Jerusalém depois da vitória. Seios – dá alimentação aos filhos e beleza a ela. Graça por meio do sangue. Nariz – sua respiração é agradável, porque respira vida. Gênesis 2:7. Boca – fala de Cristo, é suave e dá vida aos mortos.
13. Versículos 10-13. A noiva responde em amor. Ela tem certeza, segurança e esperança no seu amor. Ela tem desejo para estar com ele em comunhão, produzir fruto, cuidar do crescimento e provar o seu amor pelo fruto dado.
Capítulo 8. O amor é forte como a morte.
1. Versículos 1-4. A ansiedade da noiva. No v .1 ela deseja mais intimidade com ele, deseja beijá-lo. Romanos 8:16-17. Hebreus 2:11-12. No v. 2 ela promete cultivar esta intimidade amorosa e alegria preciosa com ele. No v. 3 ela expressa seu desejo para estar no abraço dele. No v. 4 ela diz para não acordar o seu amado até que queira. Quais são as filhas de Jerusalém? Israel? Romanos 11:26-27.
2. Versículo 5. A noiva sobe do deserto. Este mundo é um deserto espiritualmente. Isaías 40:3. Mateus 3:3. Porque este mundo está sem Jesus e por isso vazio e desolado. O fato que ela sobe do deserto fala simbolicamente do arrebatamento? I Tessalonicenses 4: 4:16-17. Ela sobe encostada ao amado.
3. Versículos 6-7. O selo do noivo. A promessa e desejo do amor dele para sempre. O amor dele por ela é imutável.
4. Versículos 8-9. A irmã pequena da noiva. Israel que foi deixado deserto por enquanto (Mateus 23:38), um dia será salvo por Cristo. Romanos 11:25-27. O muro fala da proteção. A prata fala da redenção. As tábuas de cedro falam da segurança.
5. Versículos 10-14. Está vigiando e zelando pela vinda do noivo. No v. 10 ela é um muro - protegida para ser uma bênção até que venha. No v. 10 os seios dela dão alimentação – por isso ela é abençoada por ele. No v. 11 a noiva é o guarda das vinhas do noivo (a igreja do trabalho de Jesus Cristo). Nos v. 11-12 ele providencia tudo necessário para a obra dela e exige dos seus frutos. No v. 13 é a obrigação dela de ouvir a sua voz no jardim para a obediência. No v. 14 é a súplica dela para a volta do seu amado.

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.